• Matéria: História
  • Autor: y6asadocarla
  • Perguntado 9 anos atrás

escreva um pequeno texto sobre o Contrato social de Rousseau, seguindo o roteiro:a) porque os seres humanos firmaram um contrato social?b) qual o significado de " vontade geral " na obra de Rousseau?c) oque é governo?d) quem detém a soberania?e) para Rousseau, quais eram as características da soberania popular?

Respostas

respondido por: JoseSoAn
38

Rousseau acreditava que o ser humano nasce livre e bom, mas que a sociedade pode corromper essa bondade assim como tirar sua liberdade, por meio de valores ligados a vaidade, orgulho, e da constante busca por reconhecimento e aceitação social.

 

Com a intenção de preservar a liberdade e bondade de nascença do homem, Rousseau propôs a criação do Contrato Social, que seria responsável por promover a vontade social coletiva e não apenas de um único indivíduo.

 

A “vontade geral”, segundo Rousseau é representada pela vontade de um corpo político, que possui a responsabilidade de interpretar a vontade do próprio povo.

 

Com relação ao governo, ele entende que o mesmo, é como um funcionário do legislativo. Constituindo o “cérebro”, tendo a função de executar as decisões do “soberano”.

 

O soberano, nesse caso, e consequentemente quem detém a soberania é o povo.

 

Entre as características da soberania popular, as principais são: que ela se manifesta por meio do legislativo, e é inalienável, o que significa que não pode ser representada.

 

É considerado que qualquer lei não aprovada pelo povo é nula, não havendo superior, pois os representantes do povo são oficiais e não seus senhores, podendo ser destituídos de seus cargos quando o povo quiser.
Perguntas similares