• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Nayanekemilly1234
  • Perguntado 9 anos atrás

É muito comum você ouvir as pessoas dizerem:
“No meu tempo é que era bom! As brincadeiras eram mais sadias. As crianças de hoje não sabem mais brincar. Os brinquedos já vêm com tudo pronto; não há espaço para a criar, inventar...”

Veja a seguir, algumas respostas encontradas, justificando essa afirmativa acima.
De forma geral, cada geração tende a valorizar suas experiências infantis em detrimento da infância atual.
Cada geração só pode viver seus tempos de criança de acordo com sua época, com os objetos disponíveis e valores sociais construídos naquele momento histórico.
Os espaços, antes livres, são hoje considerados perigosos, então buscam-se criar espaços para as crianças como os playground, por exemplo, nos shopping centers, restaurantes e bares, postos de gasolina. Mas são espaços para as crianças criados por adultos: para escorregar, balançar, subir e descer. A casinha já está pronta, as plantas já têm seu lugar, os móveis, os utensílios.
Como você se posiciona em relação a elas?
RESPONDA em uma lauda seu posicionamento em forma de um texto, lembrando que não serão aceitos textos com fragmentos da internet. A resposta precisa ser sua.

Respostas

respondido por: Marcilene1301
18

Vejo muitas pessoas dizendo a mesma coisa, inclusive eu, as brincadeiras eram mais “toques”, “diálogos”, “olhos nos olhos”, sentiam as emoções de estar um do lado do outro, pois não havia tantos brinquedos como existem hoje, e com isso tínhamos que usar muita criatividade para desenvolver as brincadeiras, era muito divertido.

As brincadeiras como amarelinha, pique bandeira, passar anel, dentre outras já quase não se vê as crianças de hoje em dia brincar.

Com o avanço das tecnologias, das informações da internet tudo em tempo real, fez com que as crianças não tenham mais vontade de inventar e brincar como antigamente. É muito bom para o mundo estes avanços, porém, vão se perdendo as raízes e costumes que cada vez fica numa história cada  vez mais distante, que com o passar dos anos só serão lembrados em livros ou internet.

Com a evolução dos anos, pessoas e tecnologias, as ruas e vielas ficaram muito perigosas, devido às drogas, automóveis, a violência em geral, os pais estão preferindo que seus filhos fiquem dentro de casa ou brinquem em lugar mais reservados como os clubes, onde há tudo para suas brincadeiras, as mesmas que anos atrás eram para divertir as crianças, seja com giz, madeira, areia e objetos improvisados, mas agora já prontos.

Com todas as transformações tecnológicas que transformou as brincadeiras de antigamente em quase um passado, as crianças não deixaram de serem inocentes e amorosas e não deixaram de serem crianças. Os pais tem que estar sempre presentes e saibam com o que seus filhos brincam, e que tenha sentido de educação, de cultura e de aprendizado, pois as brincadeiras devem ser saudáveis e trazer a pureza de mente, alegria e muita diversão.

respondido por: jauqelinediassz
1

Resposta:

Através dos anos sempre ouvimos ou fazemos afirmativas relacionadas ao nosso tempo de meninice, como na frase “no meu tempo que era bom”, mas o que devemos entender é que cada tempo é diferente do outro, como por exemplo, as evoluções tecnológicas e a criminalidade nos dias atuais. As brincadeiras que eram boas na sua infância, nem sempre podem ser recriadas na atualidade, devido à falta de locais e segurança. Com a área urbana crescendo os espaços livres diminuem e a violência aumenta significativamente, tudo isso vem ao longo das décadas contribuindo com as mudanças de entretenimentos.  

Contudo, os adultos devem despertar a curiosidade e o interesse em brincar da criança, seja com jogos antigos como passa o anel, pega vareta, peteca, quebra cabeça, amarelinha, entre outros, ou os atuais. É de grande importância no desenvolvimento dos pequenos, brincadeiras que estimulam a imaginação e a interação social, trazendo inúmeros benefícios para uma vida mais ativa, saudável, comunicativa, respeitosa e criativa. Em qualquer época, a infância é a melhor fase, nela não há preocupações, é quando temos a inocência e a pureza no coração.

Perguntas similares