• Matéria: História
  • Autor: michaelopess
  • Perguntado 9 anos atrás

"Apoio editorial ao golpe de 64 foi um erro"
Desde as manifestações de junho, um coro voltou às ruas: “A verdade é dura, a Globo apoiou a ditadura”. De fato, trata-se de uma verdade, e, também de fato, de uma verdade dura. Há muitos anos, em discussões internas, as Organizações Globo reconhecem que, a luz da História, esse apoio foi um erro.
“Diante de qualquer reportagem ou editorial que lhes desagrade, é frequente que aqueles que se sintam contrariados lembrem que O GLOBO apoiou editorialmente o golpe militar de 1964.
A lembrança é sempre um incômodo para o jornal, mas não há como refutá-la. É História. O GLOBO, de fato, à época, concordou com a intervenção dos militares, ao lado de outros grandes jornais, como “O Estado de S.Paulo”, “Folha de S. Paulo”, “Jornal do Brasil” e o “Correio da Manhã”, para citar apenas alguns. Fez o mesmo parcela importante da população, um apoio expresso em manifestações e passeatas organizadas em Rio, São Paulo e outras capitais.
Os homens e as instituições que viveram 1964 são, há muito, História, e devem ser entendidos nessa perspectiva. O GLOBO não tem dúvidas de que o apoio a 1964 pareceu aos que dirigiam o jornal e viveram aquele momento a atitude certa, visando ao bem do país.

À luz da História, contudo, não há por que não reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio foi um erro, assim como equivocadas foram outras decisões editoriais do período que decorreram desse desacerto original. A democracia é um valor absoluto. E, quando em risco, ela só pode ser salva por si mesma.”

A) do que a reportagem se trata?
B) segundo a reportagem, é possível perceber que o golpe de 1964 contou com a participação de parcela da população civil? justifique sua resposta com passagem no texto.

Respostas

respondido por: antoniobinho
5
sobre o apoio editorial tupiniquim

michaelopess: preciso da resposta da 2 .. por favor
michaelopess: quer dizer .. letra "B"
Perguntas similares