• Matéria: Física
  • Autor: ja7conceliamo
  • Perguntado 8 anos atrás

o que é fusão nuclear? dúvido me ajudar :) por favor...

Respostas

respondido por: almazzorani
0
Oi!
Acho que ficaria mais claro primeiro entendermos o que é a fissão.
O núcleo de elementos atômicos contém uma quantidade de energia gigantesca proporcional ao seu tamanho. Porém, eles se repelem devido a forças de repulsão que surgem quando estes se aproximam, além do que as partículas que compõem o núcleo são "grudados" por forças muito fortes. Essas partículas (prótons e nêutrons) possuem massa, e essa massa é, em resumo, energia. Assim, ao quebrar essas ligações, ou seja, fissionar o núcleo, é possível liberar uma quantidade estrondosa de energia, que é o princípio das bombas de Hiroshima e Nagasaki, por exemplo.
Agora, vamos para a fusão, que é basicamente o oposto da fissão. Em vez de "quebrar" o núcleo atômico, a ideia é unir dois núcleos - ou seja, fundir núcleos atômicos. Vou utilizar o hidrogênio, que é mais comum, como exemplo:
Ao fundir dois núcleos de hidrogênios, obtemos hélio. Porém, a massa de cada "nucleon" de hidrogênio (sendo nucleon os elementos que compõem o núcleo atômico) é maior que a massa média de quando eles se fundem para se tornar hélio! É como se você estivesse fazendo uma receita e adicionasse dois ovos, cada um pesando 200g, mas a soma das massas depois de misturados não seria 400g, como o esperado, mas 350g. E os outros 50g?
Essa é a ideia da fusão: ao se fundir dois nucleons, a massa do núcleo fundido será menor que a soma das massas ds nucleons antes da fusão. Assim, se ganha energia.
No Sol, por exemplo, aproximadamente 657 milhões de toneladas de hidrogênio se fundem em 653 milhões de toneladas de Hélio a cada segundo. As 4 milhões de toneladas "perdidas" são convertidas em energia, que é o que permite que exista vida nesse planeta.

Espero ter ajudado :)
Abraço!
Perguntas similares