Respostas
A divisão da sociedade em castas é determinada a partir da hereditariedade. As castas se definem de acordo com a posição social que determinadas famílias hindus ocupam. Fator que estabelece um tipo de “hierarquia” social marcada por privilégios e deveres.
A sociedade de castas gera uma segregação social, pois determina a função e a posição das pessoas na sociedade indiana. A desigualdade social é outro resultado desse sistema de castas.
Sistemas de Castas na Índia
As castas na Índia têm origem religiosa e característica hereditária na formação de grupos sociais. Esse sistema teve origem na ocupação da região indiana por volta de 600 a.c. A casta determina as funções, privilégios e deveres, e toda a vida das pessoas.
Cada casta tem o seu papel fixo a ser cumprido e não existe mobilidade entre elas. Os que não forem fieis às suas castas e não cumprirem aos seus deveres, reencarnam em uma posição inferior de acordo com a religião.
Desde a primeira constituição da Índia de 1950, as castas foram abolidas e proibidas em território nacional. Porém, a resistência das tradições ainda são sentidas principalmente nas comunidades rurais.
Castas originais
- Originalmente existiam quatro castas.
- Brâmanes: é a casta mais privilegiada e são comparados aos deuses. Tratam-se dos sacerdotes, filósofos e professores.
- Xátrias: são os militares e devem exercer as funções guerreiras.
- Vaixás: comerciantes e fazendeiros.
- Sudras: é a casta mais inferior, é composta por artesãos, camponeses e operários.
Ao longo do tempo, o número de castas aumentou e atualmente existem cerca de três mil castas.
Os dálits eram um grupo excluído desse sistema e sofriam violências. Eles vivem em zonas periféricas e na miséria, realizam trabalhos que as demais castas não querem realizar, como os trabalhos com lixo e cadáveres, e não podem utilizar mesma fonte de água de outras castas.
Leia sobre classes sociais no ocidente: https://brainly.com.br/tarefa/12964345
#SPJ2