• Matéria: Português
  • Autor: thayssousasantos
  • Perguntado 9 anos atrás

Leia os textos 1 e 2, comparando-os. Em seguida, analise as afirmações que os seguem.

TEXTO 1 - charge

Disponível em: .

TEXTO 2 - piada


“Pois é. U purtuguêis é muito fáciu di aprender, purqui é uma língua qui a genti iscrevi ixatamenti cumu si fala. Num é cumu inglêis qui dá até vontadi di ri quandu a genti discobri cumu é qui si iscrevi algumas palavras. Im portuguêis, é só prestátenção. U alemão pur exemplu. Qué coisa mais doida? Num bate nada cum nada. Até nu espanhol qui é parecidu, si iscrevi muito diferenti. Qui bom qui a minha lingua é u purtuguêis. Quem soubé falá, sabi iscrevê.”

Fonte: Jô Soares, revista Veja, 28 de novembro de 1990.

( ) A charge e a piada do Jô têm a contradição como ponto em comum. Ambos os textos contrariam suas afirmações a partir da escolha linguística usada.
( ) A partir do texto 2, confirmamos que o português é uma língua mais fácil de aprender que o inglês e o alemão, já que o brasileiro escreve do modo que fala.
( ) A partir da leitura da charge, podemos afirmar que a ovelhinha rejeita o emprego de gírias nas conversas.
( ) Tanto a charge como o texto de Jô Soares trazem muitas gírias.
( ) Os dois textos se valem do nível artístico em sua construção, colocando a linguagem coloquial-popular em evidência, com efeito significativo diferenciado para as mensagens que trazem.

Considerando F para falso e V para verdadeiro, as afirmações são, respectivamente:

ALTERNATIVAS



V, F, F, F, V.



F, V, V, V, F.



F, F, V, V, V.



V, V, F, F, V.



F, F, F, F, V.

Respostas

respondido por: tamyresdejesus
75

A sequência correta é V-F-F-F-V.

A afirmativa II está incorreta porque, como se pode notar pelo texto cheio de erros gramaticais, o português é uma língua difícil porque não se escreve do jeito que se fala. Existem letras que exercem sons diferentes de acordo com a posição que ocupam.

A afirmativa III e IV estão incorretas porque a ovelhinha utiliza gírias em seu vocabulário, como "tipo", "curto", "troco ideia" e "tá ligado", assim como Jô Soares em seu texto. Um exemplo é o uso da expressão "não bate nada com nada".

Leia mais sobre gírias em:

https://brainly.com.br/tarefa/5623590

Anexos:
respondido por: defelicidade07
37

Resposta:

resposta:A

Explicação:

Parece - me que é a letra A

Perguntas similares