• Matéria: Biologia
  • Autor: LauraHelena0601
  • Perguntado 9 anos atrás

Alguns lagartos não possuem pernas e algumas espécies são chamadas de cobras de vidro. apesar de ser parecerem muito com as serpentes não conseguem de forma alguma ingerir presas maiores que abertura de sua boca como fazem as cobras. Como você explica essa diferença na capacidade de alimentação?

Respostas

respondido por: LucassCavalcantee
0
Parece que a cobra quando vai comer outro animal deslocam a mandíbula para aumentar o tamanho da boca n sei se o lagarto tbm tem essa habilidade
respondido por: jv0811
0

Resposta:

O licranço, alicranço, licanço, alicanço, liscanço, aliscanço, leicranço, fura-mato, ânguis, anguinha, orveto, luzidio ou cobra-de-vidro (Anguis fragilis) é um réptil da ordem dos sáurios, de membros ausentes (ápode). Pertence à família dos anguídeos. É nativo de África, da Europa e da Ásia.

Apesar do nome vulgar "cobra-de-vidro", estes animais são, de facto, lagartos. Entre as características que os diferenciam das cobras estão:

• a pálpebra – os lagartos possuem pálpebras móveis e as cobras não;

• a sua língua é dividida em vez de bifurcada, como acontece nas cobras;

• a troca de pele desses lagartos ocorre em farrapos, em vez da pele inteira, como acontece nas cobras.

As cobras-de-vidro não conseguem, de forma alguma, ingerir presas maiores que a abertura de sua boca, como fazem as cobras,pois os ofídios possuem a pele bastante elástica, as costelas são móveis e os ossos, altamente maleáveis. Na cabeça das cobras existem dois pequenos ossos, o quadrado e o supratemporal, que ficam entre as partes superior e inferior do crânio. Quando a cobra está com a boca fechada, eles permanecem inclinados.Na hora de abocanhar a presa, os ossos se estendem na vertical, um sobre o outro. Unidas apenas por uma membrana elástica, as mandíbulas não dificultam a abertura total da boca. Com essa adaptação, as mandíbulas não dificultam a abertura total da boca. Com essa adaptação, a cobra pode engolir presas mais largas que sua própria cabeça,mas a cobra-de-vidro não possui essa adaptação,por isso não conseguem ingerir presas maiores que a abertura de sua boca.

Explicação:

Classificação:

Nome científico: Anguis fragilis (Linnaeus, 1758)

Nome popular: Briba, Cobrinha, Calamgo-que-vira-cobra, Cobra-de-vidro

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Subfilo: Vertebrata

Classe: Reptilia

Subclasse: Lepidosauria

Ordem: Squamata

Subordem: Sauria (Lacertilia)

Família: Anguidae

Gênero: Anguis

Espécie: A. fragilis

Comprimento: até 50 cm, incluindo 30 cm para cada a cauda

Tempo de vida: até 45 anos

Cor: marrom ou cor de bronze

Fatores de ameaça: Perda/degradação de habitat, perseguição, poluição

Bioma: Cerrado

Expectativa de vida: até 45 anos

Explicação:

Perguntas similares