• Matéria: Biologia
  • Autor: noobito0202
  • Perguntado 8 anos atrás

1) Diferencie dna de rna quanto sua estrutura e função.
2) Qual importância do estudo do genoma humano?
3) Diferencie as células haplóide de diplóide.
4) Uma síndrome cromossomica pode ser considerado uma doença genética? Explique

Respostas

respondido por: JamilleAraujo123
0

1)o DNA:
* é composto por uma fita dupla(dupla hélice)
* possui como açúcar(pentose) a de desoxirribose
*pode ser formado por 4 bases nitrogenadas diferentes:
-> Adenina (A)
-> Guanina (G)
-> Citosina (C)
-> Timina (T)
*Origem: Replicação
*Enzima sintética: DNA - polimerase
*Função: Informação genética

No Rna :
*formado por fita simples
*possui como açúcar(pentose) a ribose
*possui como bases nitrogenadas:
-> Adenina (A)
-> Guanina (G)
-> Citosina (C)
-> Uracila (U)
*Origem: Transcrição
*Enzima sintética : RNA - polimerase
*Função: Síntese de proteínas

2) O PROJETO GENOMA HUMANO , é mto importante na medicina, e tem por finalidade mapear o codigo genetico humano com o intuito de prevenir e saber a origem de diversas doenças.

 

3) Haplóide e diplóide são termos que dizem respeito à quantidade de cromossomos no núcleo da célula. Em uma célula haplóide há apenas um conjunto de cromossomos enquanto em uma célula diplóide há dois conjuntos de cromossomos. A quantidade de cromossomos nos conjuntos varia de acordo com a espécie. Na espécie humana, por exemplo, as células haplóides (óvulos e espermatozóides) possuem 23 cromossomos, enquanto as células diplóides (células somáticas) possuem 46 cromossomos.

4) A síndrome de Down também é chamada de Trissomia do Cromossomo 21, por causa do excesso de material genético do cromossomo 21, que ao invés de apresentar dois cromossomos 21 o portador da S.D. possui três. Atualmente a probabilidade de uma mulher de 20 anos ter um filho com essa síndrome é de 1 para 1600, enquanto uma mulher de 35 anos é de 1 para 370. A probabilidade de pais que têm uma criança com síndrome de Down terem outros filhos portadores dessa síndrome é de aproximadamente 1 para 100. De uma forma geral a síndrome de Down é um acidente genético, sobre o qual ninguém tem controle. Qualquer mulher pode ter filho com síndrome de Down, não importa a raça, credo religioso, nacionalidade ou classe social. Por muito tempo a SD ficou conhecida como mongolismo, pois esse termo era empregado devido aos portadores da síndrome ter pregas no canto dos olhos que lembram as pessoas de raça mongólica (amarela), porém nos dias atuais esse termo não é mais utilizado, é tido como pejorativo e preconceituoso. Por isso ela pode ser sim!





Perguntas similares