Respostas
O palco vazio com seus vários sets à vista do público; música de orquestra; no set das vizinhas, quatro vizinhas começam a estender peças de roupa lavada, lençóis, camisas, camisolas etc.; Corina chega apressada, sendo recebida com ansiedade pelas vizinhas.
CORINA Não é certo...
ZAÍRA Como é que foi?...
ESTELA Foi lá?
CORINA Não é certo...
MARIA Ela não melhorou, não?
CORINA É de cortar o coração...
NENÊ Mas e então?
CORINA Não sei, não dá, certo é que não está
E olhe bem que aquilo é muito mulher.
ZAÍRA Ela é bem mais mulher que muito macho
ESTELA Joana é fogo...
MARIA É fogo...
O trecho acima transcrito é o início do primeiro ato da peça Gota d’Água, de Paulo Pontes e Chico Buarque.
No livro que traz essa peça, a orelha da primeira capa diz: “Gota d’Água é uma Medeia moderna e brasileira. Os talentos de Chico Buarque e Paulo Pontes se reuniram para revitalizar o texto de Eurípedes, escrito quase meio milênio antes de Cristo, submetendo-o a uma injeção de nossa realidade urbana.”
Pelas informações da orelha do livro é possível entender que Gota d’Água é:
Escolha uma:a. a adaptação de uma comédia clássica, a qual se baseia na figura do bode expiatório.b. a adaptação de uma tragédia clássica, a qual critica e satiriza a Igreja e o clero.c. a adaptação de uma tragédia clássica, a qual parte de uma transgressão ou falha trágica.d. a adaptação de uma comédia medieval, a qual aborda os costumes da época para criticá-los.