como faço pra descobrir ânios e cátions de um certo átomo ? o que eu preciso para descobrí-los a camada de valência, subniveis de energia ou o que ?
Respostas
O PRIMEIRO MODO é olhando o número de elétrons da camada de valência.
Considerando a regra do octeto para isso, você consegue dizer se ele será um cátion ou um ânion. como grande parte dos átomos estabiliza com 8 elétrons (regra do octeto) você consegue dizer dependendo da proximidade para com o número 8.
por exemplo : vamos fazer a distribuição eletrônica do átomo de Cloro e vamos ver se a gente conclui se ele tende a formar cátion ou ânion :
₁₇Cl³⁵: distribuindo os 17 elétrons fica:
ou seja, na última camada em vez de possuir 8 elétrons o cloro possui 7 e portanto fica mais fácil receber 1 elétron para totalizar os 8 do que ter de perder todos os 7 elétrons.
Logo concluir que o cloro tende a formar ânios >> Cl⁻ << símbolo que indica que o cloro recebeu um elétron.
vamos ver o Sódio e fazer a mesma observação:
₁₁Na²³: distribuindo os 11 elétrons fica :
Conclui-se que o Sódio tende a formar cátions Na⁺, pois ele possui apenas um elétron na sua última camada ficando mais fácil ele perder um elétron do que ter que receber 7 elétrons.
O SEGUNDO MODO seria conhecendo a tabela periódica. O número das famílias consegue dizer se um átomo forma cátion ou ânion, considerando apenas os elementos das família 1A 2A 3A 4A 5A 6A 7A. O cloro por exemplo pertence a famíliia 7A o que implica dizer que esses elementos tendem a formar ânions precisando receber apenas 1 elétron ''X⁻¹'' para totalizar 8, pois os átomos pertencentes à essa família possuem 7 elétrons na sua última camada. Já os da família 6A formam ânions precisando de 2 elétrons ''X⁻²', porque os átomos dessa família possuem 6 elétrons na sua camada de valência. Os da família 1A já são o inverso, pois os elementos possuem 1 elétron na sua camada de valência precisando portanto perder 1 elétron para totalizar 8 X⁺¹. E assim segue o raciocínio para os outras família citadas, só cuidado com os da famíilia 4A, pois eles tendem a formar ora cátions, ora ânions, dependerá à quais elementos eles estarão ligados. Pegou o raciocínio?
Enfim em suma é o seguinte : Tenha uma boa base em distribuição eletrônica e em seguida estude bem a tabela periódica, pois eu mesmo não perco tempo fazendo distribuição, vou logo pela tabela periódica, mas eu faço isso pois sei o que está por trás desse raciocínio da tabela periódica.
Abraço!
Cátion: átomo que cede elétrons. Ânion: átomo recebe elétrons.
Para distribuir a camada de valência e os subníveis, basta realizar a distribuição eletrônica dos elementos.
Os cátions e os ânions são a forma de identificar qual elemento possui carga positiva, recebe elétrons e carga negativa, doa elétrons.
As camadas de valências dos elementos, é dada pela contagem de elétrons, esta contagem serve para distribuir numericamente esses elétrons e assim conseguir realizar ligações químicas.
A distribuição eletrônica é dada pela sequência a seguir:
A ultima camada do elemento distribuído dirá quantos elétrons faltam para que quando se ligue a outro elemento siga a regra do octeto, ou seja os elementos se estabilizem com 8 elétrons na ultima camada ou camada de valência, com exceção do hidrogênio que se estabiliza com dois elétrons.
Estude mais em: https://brainly.com.br/tarefa/23578039
https://brainly.com.br/tarefa/2084977