Respostas
Os répteis estão entre os mais antigos grupos de animais terrestres do mundo.
Os primeiros répteis, como são conhecidos hoje em dia, evoluíram dos anfíbios há 250 ou 300 milhões de anos atrás e proliferaram com rapidez até se transformarem numa criatura terrestre.
Provavelmente, os primeiros répteis eram fisicamente parecidos com os que existem hoje em dia. Suas peles grossas e impermeáveis os ajudaram a manter a umidade e os ovos em conchas permitiram-lhes se desenvolver em ambientes secos. Estas adaptações os ajudaram a completar seus ciclos de vida na terra. Dessa forma, eles foram capazes de colonizar quase todo o ambiente terrestre muito rapidamente.
Os répteis que conhecemos hoje em dia representam um pequeno exemplo daquelas primeiras criaturas, a maioria evoluiu rapidamente em outras direções.
Registros de fósseis mostram que os dinossauros e seus parentes, por exemplo, foram descendentes dos primeiros répteis, e não ao contrário.
Com o tempo, vários grupos de répteis se diversificaram. Nos registros comparativos de fósseis, aparecem répteis parecidos aos mamíferos.
A descoberta do famoso fóssil do Archaeopteryx , em 1861, demonstrou que os pássaros também evoluíram destes primeiros reptilianos.
EVOLUÇÃO DOS RÉPTEIS
Répteis surgiram há cerca de 310–320 milhões de anos durante o Carbonífero. No sentido tradicional do termo, répteis são animais comescamas ou escutelo, poem ovos de casca duro em terra, e possuem metabolismo ectotérmico. Assim definido, o grupo é parafilético, excluindo animais endotérmicos como aves ou mamíferos que descendem de répteis primitivos. Uma definição de acordo comnomenclatura filogenética, que rejeita grupos parafiléticos, inclui aves ao mesmo tempo que exclui mamíferos, e os seus ancestrais repteis semelhantes a mamíferos. Assim definido, Reptilia é idêntica a Sauropsida.
Apesar de poucos repteis serem predadores de topo, muitos repteis o foram no passado. Os répteis têm uma história evolutiva extremamente diversificada que levou a sucessos biológicos, tais como dinossauros, pterossauros, plesiossauros, mosassauros eictiossauros.
SAÍDA DA ÁGUA
Répteis surgiram primeiramente a partir de anfíbios em pântanos do Carbonífero tardio. Um aumento da pressão evolutiva e a existência de vasto número de nichos intocados em terra levou a mudanças evolutivas em anfíbios que se tornaram cada vez mais baseados na terra. Selecção ambiental projectou o desenvolvimento de certas características, tais como uma estrutura esquelética mais robusta, músculos, e mais camadas protectoras (escamas) que se tornaram mais favoráveis. A evolução de pulmões e pernas são os principais degraus de transição para os répteis, mas o desenvolvimento de ovos externos de casca dura, em substituição de ovos de anfíbios com dependência da água é a característica definidora da classe Reptilia e é o que permitiu que estes anfíbios deixassem completamente a água. Uma outra diferença substancial dos anfíbios é o maior tamanho do cérebro, específicamente do cerebrum e do cerebelo. Apesar de terem um tamanho do cérebro pequeno comparado com aves e mamíferos, estes melhoramentos foram vitais para as estratégias de caça dos répteis. O aumento do tamanho nestas duas regiões permitiram melhores
RÉPTEIS PRIMITIVOS
A origem dos répteis ocorreu entre 320 e 310 milhões de anos atrás, nos pântanos do Carbonífero tardio, quando os primeiros répteis evoluiram a partir de reptiliomorfos labirintodontes avançados.
O mais velho animal que pode ter sido um amniota, um réptil em vez de um anfíbio, é Casineria (apesar de já ter sido argumentado que era um anfíbio temnospondyli).Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_dos_r%C3%A9pteis