• Matéria: Português
  • Autor: lyciamarques
  • Perguntado 8 anos atrás

LEIA O TEXTO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 6 A 7.

O MENINO DA LUA

   Esta história que você vai ler aqui, quem me contou foi um menino que vive no futuro.
Num futuro muito distante mesmo, o mais distante que se possa imaginar. Para gravá-lá, viajei na minha máquina do tempo particular.
  Quando a ouvi, o menino que vivia nesse distante futuro me contava uma história que tinha acontecido no seu passado. Conclusão: o passado desta história está também no futuro. Como nossa história já está contada mas ainda vai acontecer, me ocorreu que, para recontá-la, eu deveria usar um tempo de verbo que os gramáticos esqueceram de criar.
   Os gramáticos não sabem que a gente pode viajar no tempo!
   Pra contar histórias assim, já deveriam ter criado o tempo de verbo que inventei : o pretérito imperfeito do futuro do indicativo.
   Não posso começar uma história que se passa no futuro dizendo, por exemplo, "Era uma vez um herói..." porque a vez ainda será. Também não posso dizer: "Nosso herói se chamava..." porque ele ainda se chamará.
   O jeito que achei foi usar o meu novo tempo de verbo e começar a história assim: "Serera uma vez um herói que se chamarava..."
   Os autores de ficção científica não pensaram nisso! Mas, sabe de uma coisa? Foi bom eles não terem pensado; as histórias iam ficar muito esquisitas, n'é não?
   O melhor que fazemos, portanto, para contar tudo, é imaginar que já estamos no século 3000, aonde chegamos porque os habitantes da terra tomaram juízo [...] e a vida continuou. [...]


6. O texto transcrito é a introdução de um livro infantil que narra uma história acontecida no futuro. Qual o desafio enfrentado pelo narrador do texto ao tentar contá-lá?

A) Qual a solução imaginada por ele?


7. O narrador chamou o "novo" tempo verbal que criou de pretérito imperfeito do futuro do indicativo. O que, do ponto de vista da função atribuída a esse tempo, explica o nome escolhido?

A) "Serera uma vez um herói que se chamarava..." Como são formados os verbos nesse novo tempo criado pelo narrador? Explique.

Respostas

respondido por: JuarezJr
109
6) Encontrar um tempo verbal adequado para contar uma história cujo passado está no futuro

    A) A solução foi criar um tempo verbal: o pretérito imperfeito do futuro do indicativo.

7) Esse nome foi escolhido porque explica bem o desejo do autor: enunciar fatos passados não totalmente concluídos (pretérito imperfeito) mas que ainda irão acontecer (futuro do indicativo).
    A) Os verbos são formados pela mistura do pretérito com o futuro. Perceba:  "será" (futuro) + "era" (passado) = "serera"; e "chamava" + (passado) e "chamará" (futuro) = "chamarava"
Perguntas similares