• Matéria: Biologia
  • Autor: natyananda
  • Perguntado 8 anos atrás

Galinhas com cólera

Em 1870, o cientista Louis Pasteur buscava uma solução para a queda de produção das granjas francesas. Galinhas adultas e jovens estavam morrendo em grandes quantidades por desidratação. Apesar dos criadores fornecerem água suficiente para os animais eles morriam, porque suas fezes eram mais líquidas do que o normal. Essa doença chamava-se “cólera das galinhas”, por comparação à cólera humana, que também pode matar pessoas por desidratação.
Pasteur descobriu algumas bactérias no intestino de animais doentes e supôs que estas bactérias causavam a doença. Para investigar esta possível correlação, ele cultivava bactérias em tubos de ensaio mantidos em temperatura controlada dentro da estufa e inoculava estas bactérias em diferentes grupos de frangos. Dessa forma, poderia acompanhar o aparecimento dos sintomas da doença. Às vezes, o cuidado com os tubos de ensaio ficava a cargo de seu assistente.

Em um desses experimentos, o assistente deixou os tubos fora da estufa, sujeitos à variação de temperatura. Sem saber do ocorrido, Pasteur inoculou essa cultura de bactérias em novas galinhas. Para seu espanto, estas não adoeceram, diferentemente do que ocorreu com outros grupos de frangos anteriormente inoculados. Quando soube do descuido de seu ajudante, supôs que os frangos não adoeceram porque as bactérias estavam debilitadas ou mortas. Pasteur preparou novas culturas de bactérias para inocular os mesmos frangos. E, novamente, os frangos não contraíram cólera. O mais interessante é que essa nova cultura de bactérias era capaz de causar cólera em outros frangos, que nunca haviam sido inoculados.

Pasteur pensou, então, que essa poderia ser uma forma de prevenir a doença, uma vez que frangos inoculados que sobrevivem estariam imunizados.

Considere a situação descrita no texto e identifique dentre as afirmações abaixo aquela que corresponde a um fato:

a-) Frangos inoculados que sobrevivem estão imunizados.
b-) Grande número de frangos e galinhas morre por desidratação.
c-) A doença das galinhas é similar à cólera humana.
d-) Bactérias encontradas no intestino de frangos doentes causam a doença.
e-) Inoculação de bactérias mortas em frangos sadios pode prevenir a doença.

Detalhe não é a resposta A nem E

Respostas

respondido por: Gustavogabriel77
3
c) a doença das galinhas e similar à cólera humana


natyananda: Está errada não é a c-) a doença das galinhas é similar à cólera humana
giupenteado: Qual seria a alternativa correta?
marifbio: Grande número de frangos e galinhas morre por desidratação.
natyananda: Também estou achando que é está mesmo- Grande número de frangos e galinhas morre por desidratação.
psicopacos: A alternativa (C) esta incorreta:
psicopacos: Alternativa correta: Grande número de frangos e galinhas morre por desidratação. Isto é um fato citado no texto.
Perguntas similares