Respostas
Pode-se afirmar que o período de Brasil Colonial aconteceu desde a vinda dos portugueses ao Brasil (1500) até a Independência, que ocorreu em 1822, sendo marcado por muitos fatos históricos importantes, principalmente entre os portugueses e os indígenas.
Nesse sentido, observa-se que a chegada dos lusitanos ao Brasil, ocorreu de maneira muito conturbada. Sabe-se que os portugueses estavam à busca de riquezas, terras e recursos naturais para o seu país, e ao chegarem no país, encontraram diversos produtos (cana-de-açúcar, pau-brasil, ouro), o que os interessou muito.
Todavia, se depararam com os povos que viviam aqui, os indígenas. Dessa forma, este período foi marcado por muitos confrontos entre os indígenas e os portugueses, uma vez que os nativos não iriam permitir que os recursos fossem explorados e levados à força.
A partir daí, os portugueses passam a usar da violência, e começam a escravizar os indígenas, visto que possuíam tecnologias mais avançadas, principalmente em se tratando de poderio bélico.
Espero ter ajudado, bons estudos!
O período no qual o Brasil foi uma colônia de Portugal se caracterizou por diversos arranjos territoriais, dos quais destacam-se as Capitanias Hereditárias e as Províncias. Nestes espaços houve uma produção de monocultura, ou seja, a exclusividade de produção de um só gênero.
Neste sentido, a produção visava a exportação e, por isso, pouco atendia ao mercado interno. O sistema escravista foi predominante, e pessoas eram utilizadas como objetos, vendidas, compradas e castigadas. As coisas começaram a mudar com o avanço das ideias iluministas, que fomentaram movimentos de revolta.
O Brasil começou a ser uma colônia em 1500, sendo que apenas em 1530 é que a ocupação começou a se expandir. Deixou de ser submetida a Portugal apenas em 1822, com a proclamação de Independência.
Em anexo, as capitanias hereditárias.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/18096418