• Matéria: História
  • Autor: marimar123456
  • Perguntado 9 anos atrás

quem trabalhava nas fabricas brasileiras no inicio do seculo xx
me ajudem rapido por favor
Ou quais imigrantes.

Respostas

respondido por: Jefferson29santos
1

No início do século XX, a economia brasileira vivia uma situação de caráter transitório. Por um lado, o meio rural ainda representava uma parcela significativa dos contingentes populacionais e da movimentação da economia nacional. Por outro, os centros urbanos cresciam promovendo a criação de fábricas onde uma classe de trabalhadores ganhava espaço paulatino. Mediante essa situação de mudança, acreditamos que o professor possa realizar um trabalho interessante debatendo a situação do operariado nessa época em questão.

recomendamos que o professor exponha à turma uma seleção de dois documentos em que populações fabris são descritas de forma minuciosa. Expondo a descrição em tela grande ou distribuindo o texto em cópias, faça uma leitura desses dois relatos abaixo:


Fábrica 1:  A duração do trabalho diário é de 11 horas úteis. O trabalho é interrompido pelo almoço, que dura uma hora e meia, e pelo café, para o qual os operários têm direito a um quarto de hora. Trabalham nesta fábrica 500 operários, na maioria espanhóis e italianos. (...) Impressão desagradável causa ao visitante o excessivo número de menores em trabalho .

Fábrica 2: Os contramestres são todos adultos, de nacionalidade italiana e 
em número de 20. Entre os 374 operários recenseados, a nacionalidade predominante é italiana, vindo em seguida a espanhola e depois a brasileira: dos brasileiros, 44 são menores de 12 anos. Esqueléticos, raquíticos, alguns! O tempo de trabalho varia para as seções [setores] de onze horas e meia a doze horas e meia por dia.


marimar123456: Obrigado
Perguntas similares