Nesta Unidade, estudamos que quando se reflete sobre nossa ação pedagógica, com base nas teorias que assumimos e, a partir daí, estabelecemos novas ações de trabalho e novas práticas, estamos desenvolvendo o que os teóricos chamam de “práxis”. É o movimento de ação-reflexão-ação, no desenvolvimento de uma ação criadora e transformadora da realidade. Com base nessa afirmativa e nas leituras propiciadas nesta Unidade, buscando estabelecer uma relação com as vivências do Estágio Curricular na Educação Infantil, discorra sobre este movimento (ação-reflexão-ação), apontando os pontos mais relevantes que foram observados na prática pedagógica dos professores que você acompanhou nas turmas em que realizou o Estágio na Educação Infantil. Há por parte desses professores uma reorganização da própria prática a partir da reflexão sobre o que foi desenvolvido? Como deve ser desenvolvida esta práxis? Vamos refletir?
Respostas
Bom, no que eu pode observar no meu estágio é que existe dois tipos de professores:
Professores: que são comprometidos e que gostam de sua profissão e que mostram o quanto quer formar bons cidadãos.
Professores: que são descomprometidos e que não gostam de sua profissão estão ali pelo salário.
Uma vez que o professor exerce sua função com amor e comprometimento os alunos tem um rendimento bom e são alunos comprometidos, pois os alunos são o reflexo do que presenciam.
Por outro lado os alunos que encontra um professor desmotivado que reclama o tempo todo sua aula não rende, os alunos são agitados não faz nada pra ajudar o professor e reclama de tudo o tempo todo, pois como mencionei anteriormente os alunos são reflexo do que presenciam.
Com as leis que criam, e obrigam o professor executá-las, mas não os capacitam e não oferecem matérias usuficiente para trabalhar tendo que tirar do bolso para ter aulas diversificadas, salas cheias, cobranças burocráticas, pressão de pais, diretores, coordenadores, enfim... o professor é um grande profissional. Mesmo com todas as dificuldades e muitas vezes com pouca saúde emocional e até física é capaz de transformar crianças em grandes adultos, conscientes do seu papel na sociedade.
O estágio supervisionado, tem como objetivo introduzir o aluno em formação no campo da pedagogia da educação a fim de entender elementos importantes como a rotina, a prática e as atividades dos educadores e dos alunos.
Além disso, é importante que os professores auxiliem na adaptação dos estagiários para que eles realizem seu período com excelência, sendo dever também desse aluno, não somente observar o que está sendo aprendido, porem, formular questões práticas para executar seus aprendizados em sala de aula, unindo observação a técnica cumprindo com todos os relatórios, normas e funções estabelecidas em contrato, como uma troca ajudando a instituição.
Formação docente:
https://brainly.com.br/tarefa/18221897