Segundo ALDRIEDGE(2004), ao se trabalhar um processo de superação de um vício – drogas, bebida, nicotina, jogo, etc. – é necessário que se ultrapasse cinco estágios até a recuperação. Isso tem uma grande interessante interface com a questão do cérebro e o processo decisório. Vamos conhecer esses cinco estágio para avaliarmos:


Admitir o problema: Ter consciência do vício e admiti-lo é o primeiro passo para a recuperação.

Conscientização: Um período de considerações honestas sobe os efeitos do vício e os meios de combatê-lo.

Decidir parar: A decisão de largar um vício demanda força de vontade e deve vir do próprio viciado. Frequentar um grupo adequado – de vigilantes do peso, por exemplo – pode ajudar a manter a decisão de combater o vício.

Mudar o comportamento: Estabelecer hábitos diferentes para evitar situações associadas ao vício pode ser crucial nos estágios iniciais de superação. No longo prazo, deve haver o desenvolvimento de nova perspectiva, atitude e estilo de vida.

Manter-se vigilante: Para muitas pessoas, o estágio final de recuperação não tem fim. Manter-se livre do vício se torna um processo vitalício de reforçar novos comportamentos saudáveis.


Olhando sob o prisma do funcionamento do cérebro e do processo de tomada de decisão podemos concluir que:


Enquanto nossa parte consciente do cérebro não estiver ciente de que se está em uma situação adversa e que se torna importante uma reação, o problema não existe e, portanto, não há decisão a ser tomada.

Tomar a decisão não é suficiente. Decisões tomadas que não são seguidas das devidas providencias e comportamentos, são ações que tendem a não obter os resultados desejados.

Decisões de cunho emocionais, considerando os cinco estágios citados acima, são mais passíveis de sucesso que as decisões de natureza lógica.

A relação da superação com a mudança de hábitos nos remete à neuroplasticidade e isso reforça ainda mais a importância do esforço consciente e deliberado de não voltar aos velhos hábitos.

O cérebro não é adepto à mudança. Sinapses usadas com frequência tendem a ser acionadas “sem pensar”, economizando energia, desgaste e gerando rapidez. Porém, nem sempre isso nos remete às melhores decisões.

Observando as conclusões acima poder afirmar que:
A Todas as conclusões são verdadeiras
B Apenas quatro conclusões são verdadeiras
C Apenas três conclusões são verdadeiras
D Apenas duas conclusões são verdadeiras
E Apenas uma conclusão é verdadeira


YAURA: alguem sabe a resposta?
judyschenkel76: Resposta correta letra B.
YAURA: Acabei de fazer é a letra B mesmo...

Respostas

respondido por: judyschenkel76
36
Resposta correta letra B.
respondido por: Adrianabuqui
17

Resposta:

letra  B - 100 na apol

Explicação:

Perguntas similares