• Matéria: Geografia
  • Autor: isabellamartins10
  • Perguntado 8 anos atrás

Ordene cronologicamente os acontecimentos históricos de Cuba

Implantação do regime socialista

Derrubada do ditador Fulgêncio Batista por Fidel Castro

Independência da Espanha

Bloqueio econômico imposto pelos EUA

Controle dos Estados Unidos (Emenda Platt)

Rápido gente , preciso urgente

Respostas

respondido por: MariaRitaSantosR828
0
1492
A história de Cuba começa a ser registrada a partir de 1492, ano da chegada do explorador espanhol Cristóvão Colombo. A maior das ilhas caribenhas passa a ser colônia da Espanha e, a partir de 1500, se transforma em uma importante produtora de açúcar, tabaco e, mais tarde, café e cacau. Nesse regime de trabalho forçado em plantations e devido a doenças trazidas pelos colonizadores, a população nativa é dizimada, sendo substituída pela mão-de-obra escrava africana.





Século 19
Uma série de movimentos encaminham o país para sua independência. Em 1868, eclode a Guerra dos Dez Anos, reação de grandes proprietários de Cuba contra leis comerciais espanholas. Duas décadas depois, a ideia de independência ganhou nova força em Cuba e entre os exilados, nos EUA. José Martí tornou-se, a partir de 1887, a principal liderança dos emigrados independentistas e, em 1891, funda o Partido Revolucionário Cubano.

Saiba o que mudará na relação entre EUA e Cuba


1898
Em dez semanas de combate, a Guerra Hispano-Americana resulta na retirada dos espanhóis e ocupação da ilha pelos Estados Unidos, de 1898 a 1902, quando Cuba conquista formalmente sua independência. Após a ajuda dos Estados Unidos, no entanto, a ilha passa a sofrer influência direta dos americanos, principalmente após 1901, quando é assinada a Emenda Platt, que definia a ilha como um protetorado americano e conferia aos Estados Unidos o direito de ocupação militar, caso seus interesses fossem desrespeitados.


1952
Em um regime de colaboração com os EUA, o ex-general Fulgencio Batista sobe ao poder pela segunda vez e comanda um governo opressor, marcado por denúncias de corrupção. A revolta contra o ditador cresce na classe média, cada vez mais insatisfeita com a queda no nível de qualidade de vida. A ilha passa, então, a viver os momentos históricos que antecedem a revolução de Fidel Castro, que lhe dará papel de protagonista mundial em sua história recente...
Perguntas similares