• Matéria: História
  • Autor: thebuilderscraf
  • Perguntado 9 anos atrás

A respeito das classes que compunham a sociedade romana na Antiguidade, é CORRETO afirmar que:

a)os "plebeus" podiam casar-se com membros das famílias patrícias, forma pela qual conseguiam quitar suas pendências de terra e dinheiro, conseguindo assim certa ascensão social.

b)os "plebeus" compunham a classe formada pelos camponeses, artesãos e alguns que conseguiam enriquecer-se por meio do comércio, atividade que lhes era permitida.

c) os "clientes" eram estrangeiros acolhidos pelos patrícios e transformados em escravos, quando sua conduta moral não condizia com a de seus protetores.

d) os "patrícios" foram igualados aos plebeus, durante a democracia romana, quando da revolta dos clientes, que lutaram contra a exclusão social da qual eram vítimas.

e) os "escravos" por dívida eram o resultado da transformação de qualquer romano em propriedade de outrem, o que ocorria para todos que violassem a obrigação de pagar os impostos que sustentavam o Estado expansionista.

Respostas

respondido por: LuizaWolf03
720
Letra B
Os "plebeus" compunham a classe formada pelos camponeses, artesãos e alguns que conseguiam enriquecer-se por meio do comércio, atividade que lhes era permitida. 
respondido por: EduardoPLopes
678

É correta a alternativa B.

Os plebeus eram os romanos que tinham cidadania (limitada) e liberdade, mas que não descendiam de famílias patrícias (nobres), e que ocupavam uma posição intermediária entre os escravos (a base absoluta da pirâmide social e os patrícios (o topo desta pirâmide).

Eles foram conquistando direitos a medida que o tempo passou e foram se organizando politicamente, conquistando o Tribuno da Plebe e o direito de casar com patrícios (e os filhos herdarem esta condição), tendo alguns chegado a conseguir alguma fortuna com o comércio.

Perguntas similares