• Matéria: Filosofia
  • Autor: Filosofandoo
  • Perguntado 9 anos atrás

Sofistas são pensadores vindos do estrangeiro ou originários de vários pontos da Grécia que encontraram em Atenas no séc. V a.C. as condições ideais para o seu sucesso. O significado da palavra sofista (gr. sophistes) mudou muito ao longo do tempo. Inicialmente, um sofista era alguém que deu "sophia" aos seus discípulos, isto é, sabedoria feita de conhecimento. Era um termo altamente complementar, aplicado aos primeiros filósofos como os Sete Sábios (Sages) da Grécia. Os sofistas foram duramente criticados por Sócrates e Platão.

I - Foram criticados por deslumbrarem seus alunos com o brilhantismo de sua retórica;
II - Foram duramente criticados, acusados de se importarem com a verdade, pois, afeitos que eram à arte de persuadir, reduziam seus discursos a meras opiniões.
III - Também por serem itinerantes foram acusados de não adorarem os deuses daquelas cidades onde residiam os filósofos Platão e Sócrates.
IV - Foram duramente criticados, acusados de não se importarem com a verdade, pois, afeitos que eram à arte de persuadir, reduziam seus discursos a meras opiniões.
V- A intenção dos sofistas era a de tornar os homens hábeis nas suas tarefas, aptos para viver em conjunto, capazes de levar a melhor nas competições civis.

Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Se as afirmações II e III forem corretas.
b. Se as afirmações I, II e III forem corretas.
c. Se as afirmações I e II forem corretas.
d. Se as afirmações I, IV e V forem corretas

Respostas

respondido por: carlars5
1
Resposta D
As afirmações I, IV, V estão corretas
Perguntas similares