• Matéria: História
  • Autor: mateuspetrolio
  • Perguntado 9 anos atrás

Quem eram os adeptos do Integralismo no Brasil

Respostas

respondido por: karen367
0
Com origem em Portugal, oIntegralismo chegou ao Brasil na primeira metade do século XX defendendo uma política tradicionalista que tem em suas bases a defesa de uma sociedade estruturada a partir da religião e da família. O intuito de se formar homens íntegros guiou os pensamentos dessa doutrina de direita.



Plínio Salgado

No início do século XX surgiu em Portugal uma doutrina que acreditava que a sociedade só poderia funcionar com ordem e paz, respeitando uma hierarquia social e havendo harmonia social. Tal pensamento foi inspirado na Doutrina Social da Igreja Católica, carregando elementos fascistas de cunho ultraconservadores.

Foi a mesma Doutrina Social da Igreja Católica que incentivou Plínio Salgado a desenvolver a doutrinaIntegralista no Brasil. Seu líder era escritor modernista, jornalista e político, foi responsável por desenvolver e propagar o pensamento tradicionalista no Brasil, com o qual conseguiu agregar vários seguidores e fundar inclusive um partido político chamado deAção Integralista Brasileira (AIB), no dia 7 de outubro de 1932. A partir dos estudos da Sociedade de Estudos Paulista (SEP), que analisava os problemas da nação, Plínio Salgado criou a AIB.

O movimento Integralista ganhou destaque no Brasil com um crescente número de seguidores. O partido, influenciado pelo fascismoitaliano, iniciou suas atividades durante o primeiro governo de Getúlio Vargas combatendo os defensores de pensamentos de esquerda. Os integralistas acusavam os comunistas de corromper a família com seus pensamentos que ameaçavam a formação religiosa das pessoas. Considerado como um movimento de classe média, os seguidores do Integralismo ficaram conhecidos como camisas verdes ougalinhas verdes por causa de seus típicos uniformes. Além disso, eram identificados por um cumprimento específico, o “Anauê”.

Perguntas similares