• Matéria: História
  • Autor: bianro
  • Perguntado 9 anos atrás

Sobre os conflitos árabe – israelenses, leia o texto a seguir.

"Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes. A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo-franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel.
Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro".
Disponível em: < http://www.historiadigital.org/2009/11/conflitos-arabe- israelenses-questao.html>. Acesso em: 10 ago. 2011.

Considerando o que você leu no texto acima, assinale a alternativa INCORRETA, em relação aos conflitos árabe-israelenses:
Escolha uma:
a. Em 13 de setembro de 1993, mediado pelo presidente estadunidense Bill Clinton, foi assinado um acordo de paz pelos representantes de Israel – Yitzhak Rabin, e Palestina Yasser Arafat o qual instituiu os Estados de Israel com capital em Jerusalém e o Estado da Jordânia com capital em Amã.
b. Os palestinos, por sua vez, expulsos de suas terras, buscaram refúgio nos países árabes vizinhos, passando a reivindicar o direito de possuir uma pátria, fundando em 1964 a OLP- Organização para a Libertação da Palestina.
c. Israel contava com o apoio dos norte-americanos e aproveitou-se dos conflitos para expandir seu território.
d. Após a criação de Israel, judeus de todas as partes do mundo migraram para a região gerando inúmeros conflitos com os povos árabes.

Respostas

respondido por: janage8
4
resposta: A em 13 de setembro de 1993, mediado pelo presidente estadunidense Bill Clinton
Perguntas similares