• Matéria: História
  • Autor: Raynara432
  • Perguntado 9 anos atrás

quais foram as consequências da política JK com a economia brasileira?.

Respostas

respondido por: Smurf27
6
O plano de JK era fazer a economia do país crescer 50 anos em apenas 5.Com isso ele permitiu a implantação de fábricas e multinacionais no Brasil, criando muitos empregos.Com a implantação dessas multinacionais no país o consumo do brasileiro aumentou. Muitos pela pimeira vez poderam beber um coca-cola, ter um geladeira, um carro... Não se pode esquecer que ele mandou construir Brasília, ao contrário do que pensam, não foi ideia dele. Brasília estava no plano constitucional a muito tempo.
O lado negativo é que o país em seguida mergulhou em uma grande dívida internacional. O que parecia um sonho se transformou em pesadelo. O preço dos produtos aumentevam gradativamente. A dívida externa aumentou 1,5 bilhão de dólares, chegando ao todo a 3,8 bilhões de dólares. Foi ainda agravada pelas altas remessas de lucros das empresas estrangeiras de "capital associado" e pelo consequente aumento do déficit na balança de pagamentos. Durante o governo JK, a produção industrial cresceu 80%, os lucros da indústria cresceram 76%, mas os salários cresceram apenas 15%.

Raynara432: Obrigado
respondido por: DanielaDaniela
2
Digamos que JK foi bem radical em seus planos. Com o slogan "Crescer 50 anos em 5" começou a fazer obras faraônicas(grandes) na nação, tais como: Brasília, Rodovia Belém-Pará, hidrelétricas, criou a SUDENE, entre outras coisas, ou seja, houve por um lado, um desenvolvimento significativo.
No entanto, para realizar essas obras, era preciso o capital estrangeiro. Então lá foi JK, começou a fazer altos empréstimos, e a dívida externa brasileira só crescia, fator que contribuiu com o aumento da inflação e diminuição dos salários e crescimento do país, o trabalhador trocou a miséria do campo pela exploração da cidade.

Espero ter ajudado, bjss..
Perguntas similares