• Matéria: Artes
  • Autor: MANUZINHASCHROEDER
  • Perguntado 9 anos atrás

Escreva um texto sobre os instrumentos de origem africana e suas contribuiçoes na formação da música brasileira

Respostas

respondido por: caiquesoares
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A cultura africana é extremamente diversificada, cada tribo tem a sua religião e o seu idioma. Culturalmente eles diferem muito entre si, falam um vasto número de línguas, praticam diferentes religiões, vivem em habitações diversificadas e se envolvem em inúmeras atividades econômicas.
Nas tribos eles se reúnem em rodas ondesão executadas em solos e coros, acompanhados pela dança, bater das palmas, inflexões rítmicas com a voz, batidas de pés, latas, caixotes, socadores de grão, pás de enxada e tambores enfim, qualquer fonte sonora pode integrar uma manifestação musical e artística.  Era de costume realizar alguns festejos, que eram realçados por muita música e dança, como por exemplo o “rei do congo”. Essescortejos de “reis do Congo”, na forma de congadas, eram festa ligada aos ritos de passagem para a puberdade.
O samba de roda está ligado ao culto aos orixás e caboclos, onde a música desempenha um papel fundamental nas religiões afro-brasileiras. É um dos principais veículos por meio dos quais os adeptos organizam suas diversas experiências religiosas e invocam os orixás, caboclos e outras entidadesespirituais que os incorporam em festas, giras, sessões e outras cerimônias coletivas. Nesses rituais a música é produzida por diversos instrumentos (atabaques, cabaças, chocalhos, agogôs, ganzás etc.),que variam segundo os ritos, acompanhados por cantos que são considerados formas de orações que unem o homem ao sagrado. Era também manifestações da cultura dos africanos, onde foi dividido em doisgrupos, o samba chula e samba corrido. No primeiro, os participantes não sambam enquanto os cantores gritam a chula – uma forma de poesia. A dança só tem início após a declamação, quando uma pessoa por vez samba no meio da roda ao som dos instrumentos e de palmas. Já no samba corrido, todos sambam enquanto dois solistas e o coral se alternam no canto.
Esse ritmo tocado, sobretudo em terreiros decandomblé de angola (que enfatizam uma identidade de origem bantu) e, posteriormente, na umbanda, constitui um dos principais elementos de identidade de ambas as religiões. Sendo música religiosa, o samba enredou-se, apesar disso, nos espaços profanos, num intenso fluxo de trocas simbólicas entre as religiões afro-brasileiras e a sociedade


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