• Matéria: História
  • Autor: Ariany13Gmailcom
  • Perguntado 8 anos atrás

o que foi totalitarismo em portugal

Respostas

respondido por: Carletti2311
0
O regime totalitário português começou no final dos anos 20 com um golpe de estado militar, semelhante ao que se ia passar em grande parte dos países europeus. A grave crise economica mundial afectou estes países e provocou um forte descrédito dos regimes democráticos da altura. A constituição portuguesa tinha sido alias muito instável, com várias mudanças de governo em poucos anos e um parlamento que era conhecido por ser um caos. 

O "estado novo" era um regime completamente totalitário mas mesmo assim, à boa maneira portuguesa, era um pouco mais suave que outros regimes fachistas. O lema do regime baseava-se nos valores mais tradicionais do país "deus, pátria e familia" e isolou Portugal do mundo, até nas grandes guerras mundiais fomos sempre um país neutro tentando alhear-se a tudo o que se passava no estrangeiro. Eram proferidas frases como "estamos orgulhosamente sós" ou "devemos ser pobres e humildes" que fazem perceber o tipo de regime autista que nos governava. Havia censura apertada, policia secreta (PIDE) que enviava qualquer um para a cela caso corressem boato que alguem era contra o regime onde se temia a tortura eram proibidas reuniões de pessoas. No entanto haviam eleições, se bem que "fantasmas", pois havia o terror de votar contra, mortos que votavam a favor do regime e por vezes um unico concorrente na lista. 

Salazar tornou-se o lider do "Estado novo" que durou mais de 40 anos, numa 1ª fase controlava apenas o ministério das finanças, mas aplicando medidas extremamente rigidas conseguiu recuperar imenso a economia do país e por isso ganhou muita popularidade, daí ganhou a pasta da liderança.Sobre Salazar apesar de ser um claro ditador, era um lider que se pode considerar como avôsinho, ou um padre, ao lado do hitler ou mussolini. Não foi conhecido por ser racista ou incentivar conflitos, no entanto, era uma pessoa extramente tradicionalista, patriota e inflexivel. Acreditava piamente que o seu ponto de vista era o mais correcto tendo a fama de ser incrivelmente forreta mesmo consigo próprio, andava sempre com roupa velha, com o mesmo carro e saiu do país 1 ou 2 vezes na vida inteira. Existe alias uma certa admiração por ele entre alguma população mais velha actualmente, o que para nos jovens é escandaloso, motivado por ele ter sempre levado consigo uma imagem de integridade e humildade aparente. 

A revolução para a democracia deu-se apenas em 1974, Salazar tinha morrido anos antes (um famosa queda de uma cadeira), e perdeu-se um pouco o medo do lider que o sucedeu sendo mais flexivel e brando. Havia também um grande descontentamento já a saturar por Portugal enviar todos os jovens para a guerra em africa defendendo colonias apenas por orgulho nacional porque teoricamente iam ser perdidas de qualquer maneira, deixando as familias portuguesas com as vidas interrompidas. Além disso começavamos a ser a ovelha negra duma europa já democratica, e as pessoas com as poucas noticias do estrangeiro começaram-se a perceber que o mundo lá fora tinha mudado muito e para melhor, e sentia-se em todos a pressão para a mudança. 

Quando portugal entrou na democracia nos anos 70, era o país mais pobre de toda a europa ocidental de longe, um país cinzento acabado de sair da opressão e com uma geração de jovens muito interventivos mas muitos ainda em choque com a participação na defesa das colonias. Essa necessidade da mudança levou a uma formação caotica de dezenas de partidos politicos que podia ter posto o país na outra face da moeda, ou no comunismo ou numa guerra civil, no entanto e felizmente para nós uma elite de politicos mais perspicazes conseguiu evitar o pior e colocar uma democracia estável em alguns meses.
Perguntas similares