A febre ou pirexia ocorre devido à incapacidade dos mecanismos de perda de calor de acompanhar o ritmo de uma produção excessiva de calor, resultando em um aumento anormal da temperatura corporal.
Geralmente, uma temperatura não é perigosa se permanecer abaixo de 39º C e uma única leitura da temperatura nem sempre indica febre. Já a insolação:
Escolha uma:
a. Ocorre quando o calor deprime a função do hipotálamo. A exposição prolongada ao sol ou a temperaturas ambientais baixas aumenta os mecanismos de perda de calor.
b. Ocorre quando o calor estimula a função do hipotálamo. A exposição prolongada ao sol ou a temperaturas ambientais elevadas aumenta os mecanismos de perda de calor.
c. Ocorre quando uma diaforese abundante resulta em excesso de perda de água e de eletrólitos.
d. Ocorre quando há perda de calor durante a exposição prolongada ao frio, alterando a capacidade do organismo de produzir calor.
e. Ocorre quando o calor deprime a função do hipotálamo. A exposição prolongada ao sol ou a temperaturas ambientais elevadas aumenta os mecanismos de perda de calor.
Pode-se avaliar os processos respiratórios de difusão e perfusão medindo-se a saturação de oxigênio do sangue. Essa forma de avaliação também faz parte da função respiratória. A circulação sanguínea nos capilares pulmonares fornece hemácias para fixação do oxigênio. Ainda falando da oximetria, é correto afirmar que:
I. Ela utiliza a luz infravermelha para determinar o percentual de hemoglobina que se combina com o oxigênio.
II. Um sensor ligado ao dedo ou ao lóbulo da orelha do paciente permite a avaliação da frequência cardíaca e da saturação de oxigênio, quer de modo intermitente, quer de forma contínua.
III. Constitui uma alternativa conveniente e indolor para as punções por agulha, é simples de usar e fornece dados imediatos.
IV. Registra a saturação de oxigênio arterial (SaO²), que é considerada normal se tiver maior que 95%, enquanto valores abaixo de 93% geralmente indicam a necessidade de oxigenoterapia e avaliação adicional.
Estão corretas.
Escolha uma:
a. As afirmativas I, II, III e IV.
b. Apenas as afirmativas I, III e IV.
c. Apenas as afirmativas II, III e IV.
d. Apenas as afirmativas I, II e III.
e. Apenas as afirmativas I, II e IV.
Diversos fatores podem interferir na exatidão e na interpretação adequada da oximetria. O paciente deve ter o fluxo sanguíneo periférico adequado para que o oxímetro detecte o pulso.
Entre os fatores que interferem na interpretação adequada da oximetria, pode-se citar condições como iluminação do ambiente e movimento do paciente. Além destes, pode-se citar os seguintes fatores:
Escolha uma:
a. Fumo ou esmalte escuro nas unhas.
b. Boa oxigenação e fumo.
c. Sonda do oxímetro intacta e fumo.
d. Equipamento adequado e esmalte escuro nas unhas.
e. Boa perfusão periférica e esmalte nas unhas.
Respostas
1. Pessoas com insolação apresentam uma pele quente e seca, além de tontura, confusão, náusea e delírios. Normalmente, este estado ocorre quando o calor acaba por diminuir a função do hipotálamo, elevando os mecanismos de perda de calor. Assim, a alternativa correta é a letra E.
2. O oxímetro de pulso usa a luz vermelha para indicar a porcentagem de hemoglobina que se liga ao oxigênio. A oximetria é indolor e oferece resultados imediatos, apesar de a gasometria ser fornecer mais informações. Assim, a alternativa correta é a letra B.
3. O esmalte das unhas e o fumo atrapalham o desempenho do oxímetro, visto que o fumo diminui a quantidade de oxigênio levado até os tecidos. Assim, o oxímetro pode ter uma leitura equivocada. Alternativa A!
Resposta:
1. E - 2 B