• Matéria: ENEM
  • Autor: anamaria1712
  • Perguntado 9 anos atrás

Os transportadores pessoais SEGWAY – os superpatinetes que visavam revolucionar os transportes – ilustra outro perigo de novos modelos mentais: a ideia cuja hora ainda não chegou. Os novos modelos tem dificuldades para avançar no mundo, e seu progresso depende diretamente da percepção de utilidade para o usuário. Essa invenção, que carrega o usuário em pé pelas calçadas da cidade, respondendo a seus sutis movimentos do corpo para mudar de velocidade e direção, foi apoiada por farta publicidade. No lançamento em 2001, a expectativa era de que ele seria o produto de maior sucesso de todos os tempos, com uma previsão de alcançar a marca de um bilhão de dólares em vendas mais rapidamente do que qualquer outra empresa na história. Porém, nada disso aconteceu. As pessoas viram o produto sob outra ótica e a oposição aumentou. A percepção de que o custo era alto demais e a utilidade escassa – comparada com outras formas de transporte – fez com que as vendas não decolassem. Os órgãos governamentais viram o produto como um perigo à vida urbana e algumas cidades chegaram a proibir sua circulação por ameaçar a segurança dos pedestres. Outros clientes potenciais – como carteiros – consideraram o produto pesado, caro e ainda reclamaram da duração das baterias. O custo era alto demais para todos, menos para aqueles extremamente ávidos em adotar novas tecnologias. WIND, Yoram. A força dos Modelos Mentais. Porto Alegre: Bookman, 2005 (p.75)

Considerando o caso do Segway, em termos dos conceitos de modelos mentais, podemos efetuar algumas afirmações:

1) Pontos de vista são quadros reduzidos do contexto maior, portanto, são percepções limitadas da realidade, podendo ser uma construção coerente ou não com os quadros feitos pela maioria das pessoas.

2) Problemas demandam soluções e o transito intenso e problemas de locomoção são fatores que demandam inovações e qualquer esforço nessa direção são bem vistos e tendem a ter boa aceitação pública.

3) Esse exemplo ilustra as dificuldades de se usar novos modelos mentais para mudar o mundo. Mesmo uma tecnologia impressionante e uma visão ousada nem sempre garantem uma corrida vencedora.
Podemos concluir que as afirmações acima são:
A Todas verdadeiras
B Apenas duas afirmações são verdadeiras
C Apenas uma afirmação é verdadeira já que as demais não tem relação com a teoria de modelos mentais.
D Apenas uma afirmação é verdadeira e as demais tem relação com a teoria de modelos mentais.
E Todas são falsas

Respostas

respondido por: rayssafgmello
1

Com relação aos termos dos conceitos de modelos mentais, pode-se afirmar que apenas duas das afirmações são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é a letra B.

As duas afirmações verdadeiras são as de números 1 e 3.

Quando se trata dos pontos de vista (afirmação 1) eles, realmente, representam quadros reduzidos de um contexto maior. Afinal, são construções que partem de uma pessoa só, de acordo com os seus próprios modelos mentais e a sua realidade.

Já com relação ao exemplo do Segway (afirmação 3), podemos concordar que, mesmo com novos modelos mentais e o uso intenso de tecnologias, o sucesso não é garantido.

A afirmação de número 2 deixa de ser verdadeira ao afirmar que "qualquer esforço nessa direção são bem vistos e tendem a ter boa aceitação pública". Isso contradiz o próprio exemplo do Segway, do texto. Afinal, como aconteceu com o Segway, nem toda solução é bem-vista ou bem aceita pela sociedade.

O que são os modelos mentais?

Modelos mentais representam um mecanismo do pensamento em que um indivíduo procura explicar como funciona o mundo real. Ou seja: é uma maneira encontrada de representar a realidade externa.

Veja mais uma questão sobre modelos mentais aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23273177.

#SPJ1

Anexos:
respondido por: belinhaords
2

Resposta:

B

Explicação:

Apenas duas afirmações são verdadeiras

Perguntas similares