• Matéria: Pedagogia
  • Autor: gislenepintan
  • Perguntado 9 anos atrás

I Em sua função cardinal, o número natural é um indicador de quantidade, ou seja, permite evocar mentalmente uma quantidade, mesmo que ela não esteja fisicamente presente. Situações que permitam à criança responder quantos são os dias do mês, quantas pessoas moram em casa, etc. são exemplos que consideram o aspecto cardinal do número.
II O aspecto ordinal do número natural é ressaltado quando ele é um indicador de posição, ou seja, ele permite guardar o lugar ocupado por um objeto, pessoa ou acontecimentos. Situações que permitam discutir com a criança quem foi o quinto colocado no campeonato de futebol da escola, ou quem senta na segunda carteira da fila que fica em frente à mesa da professora, etc. são exemplos que focalizam o aspecto ordinal do número.
III Há algumas situações em que o número não tem ligação nem com o aspecto cardinal, nem com o aspecto ordinal, mas permite identificar uma pessoa ou um objeto. Nesse caso, os números naturais sãousados como código. São exemplos de situações em que o número aparece como código: o número de telefone, da carteira de identidade, da senha bancária, do ônibus etc.
O documento Parâmetros Curriculares Nacionais destaca as funções sociais dos números e a importância do trabalho com essas funções com as crianças. De acordo com esse documento são verdadeiras apenas as afirmações:
a.
I
b.
II
c.
III
d.
I e II
e.
I, II e III

Respostas

respondido por: vanildosalla
24
Reposta: e - I, II e III

kamilakeyke: certo!
respondido por: Romanoffcapitao
5
resposta l, ll e lll estão corretas
Perguntas similares