(CEPBJ) Leia o texto a seguir. Minha mãe era boa criatura. Quando lhe morreu o marido, Pedro de Albuquerque Santiago, contava trinta e um anos de idade, e podia voltar para Itaguaí. Não quis; preferiu ficar perto da igreja em que meu pai fora sepultado. Vendeu a fazendola e os escravos, comprou alguns que pôs ao ganho ou alugou uma dúzia de prédios, certo número de apólices, e deixou-se estar na casa de Mata-cavalos, onde vivera os dois últimos anos de casada. Era filha de uma senhora mineira, descendente de outra paulista, a família Fernandes. ASSIS, M. de. Dom Casmurro. Nova Aguilar: Rio de Janeiro, 1994. p. 7. Narrativas normalmente apoiam-se no uso sistemático de certos tempos verbais para sequenciar os eventos descritos. Nesse excerto de Machado de Assis, Escolha uma:
a. o uso do pretérito perfeito em morreu e em quis veicula a ideia de que essas ações eram habituais no passado.
b. o uso do pretérito mais-que-perfeito em fora e em vivera indica ações anteriores às narradas no eixo temporal principal do trecho.
c. o uso do pretérito imperfeito em Era (no último período) exprime um evento passível de mudança no passado.
d. o uso do pretérito imperfeito em era (no primeiro período) e em podia expressa fatos iniciados e terminados no momento principal da narração.
e. o uso do pretérito perfeito em preferiu e Vendeu caracteriza o presente histórico da narração.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
A. o uso do pretérito perfeito em morreu e em quis veicula a ideia de que essas ações eram habituais no passado.
Explicação:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás