As aranhas possuem quelíceras e pedipalpos. O que são essas estruturas e como elas são usadas por esses animais
Respostas
respondido por:
3
Quelíceras: constituem o primeiro par de apêndices da cabeça e constituem-se de dois segmentos, um largo e forte, chamado basal, e o terminal, em forma de garra ou ferrão. O ferrão é feito de quitina espessa, geralmente negra, e termina em ponta muito fina. As garras de uma aranha são usadas para segurar, picar e triturar a presa. A maioria das aranhas usa veneno para matar suas presas. Na ponta das garras ficam duas estruturas semelhantes a seringas, ocas e pontiagudas, usadas para picar o corpo da presa e injetar o veneno, que é produzido em glândulas especiais.
- Pedipalpos: são o segundo par de apêndices da cabeça e têm aspecto semelhante ao das pernas. São formados pelas seguintes partes: coxa, trocânter, fêmur, patela, tíbia e tarso. Possuem funções sensoriais e nos machos adultos apresentam o segmento terminal muito volumoso, constituindo o aparelho copulador.
- As fiandeiras são os órgãos de tecelagem e situam-se no final do abdômen, antes do ânus. Podem ser em número de duas, quatro ou seis. Nos ápices das fiandeiras e em seus declives laterais fica o campo tecedor, sobre os quais localizam-se as fúsulas, tubos quase microscópicos, por onde sai o líquido das glândulas produtoras de seda. Este líquido solidifica-se em contato com o ar, para formar os fios da teia.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás