Respostas
Durante toda nossa vida, em todos os períodos e fases, a atividade física se faz importante. Ela determina uma fase adulta saudável ou até mesmo uma velhice saudável. Todos esses tempos irão depender exclusivamente do tipo de atividade que fazemos agora.
Bom, é indiscutível a importância da prática de esportes durante a adolescência. Essa é uma fase em que o corpo está em formação, nesse momento é que se definirão várias partes do nosso corpo e também da mente. Quando não há exercícios físicos, tendemos a ficar obesos na idade adulta.
Quando for a hora de escolher um esporte, é muito importante que a mesma seja feita de forma correta e coerente. Muito deve ser levado em consideração, bem como as aptidões físicas do adolescente e seu gosto pessoal. Além das condições financeiras de sua família.
Para aqueles que não possuem poder aquisitivo para pagar a pratica de determinado esporte, existem as oportunidades de esportes serem praticados ao ar livre. Esses geralmente são: corrida, jogar bola, vôlei, queimada e todos aqueles que são levados como brincadeiras, mas que fazem muito bem ao corpo.
Qualquer que seja a escolha do filho, os pais devem respeitar, sem preconceito e afins. Também é importante que haja uma avaliação médica para entender o verdadeiro quadro físico do adolescente e também para obter adaptação em relação a alimentação.
Os benefícios que podem rondar alguém que prática esporte com frequência são diversos. Eles diminuem o estresse (rebeldia adolescente), ansiedade e mantém o sono regulado. O estimule dizendo o quanto ficaria “ainQuando ele realmente se interessa por um esporte, se empenhe em se tornar alguém saudável. Evitar a todo custo uma alimentação desregrada, drogas, fumo, álcool, mantém uma boa rotina. Tudo isso o faz obter uma qualidade de vida.
Os esportes também melhoram a qualidade da mente, fazendo com que ele dê mais atenção aos estudos e esteja cada vez mais empenhado em desenvolver os papéis que lhe cabe sendo como filho, irmão, estudante e atleta. Na maioria dos casos, os próprios treinadores cobram um melhor rendimento na sala de aula.
Aqueles que praticam atividade física com uma equipe, também melhoram suas relações interpessoais. Eles deixam de manter contato somente em rede social e passam a conviver com pessoas reais, o preparando para a vida.
É totalmente recomendável que os pais mantenham seus filhos em atividades. Para que haja ainda mais estímulo, eles podem praticar junto com seus filhos. Isso o mudará completamente, além de contribuir para o amadurecimento precoce e saudável.
Além disso existem algumas doenças que podem ser desenvolvidas devido esse tempo “parado”. Sendo essas:
*HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica)*Aterosclerose
*Diabetes
*Cardiopatias
A faixa etária na qual se refere o tema é de suma importância, pois a forma que o adolescente leva sua vida resultará na fase adulta. Adolescentes que praticam esportes, correm, saltam se exercitam todos os dias, quando adultos tem uma vida de qualidade tanto na saúde quanto no convívio social.
No contexto escolar, alunos que praticam esportes, acabam sendo mais participativos nas aulas, desenvolvem melhor sua motricidade fina e ampla, melhoram no aprendizado e nas praticas esportivas, aprendem a trabalhar em grupo e contribuem para socializar o adolescente no convívio com seus colegas, a fazer novos amigos e respeita-los assim como seus professores, trazendo melhoras nas notas e afastando-os do sedentarismo.