• Matéria: História
  • Autor: Joycinhap
  • Perguntado 8 anos atrás

como terminou o modo da confederacao do equador

Respostas

respondido por: lianderson1
0
MOTIVOS DO CONFLITO: Por trás das divergências políticas que culminaram com a proclamação da Confederação, estava uma divisão econômica e espacial de Pernambuco. A região da mata sul concentrava a tradicional produção açucareira, ligada ao monopólio comercial português e reduto da reação aos movimentos revolucionários. O norte da província concentrava a produção de algodão, produto ligado à Revolução Industrial e com demanda crescente a partir do final do século XVIII. Na bandeira da Confederação, vê-se um ramo de algodão, à direita, lado a lado com a cana-de-açúcar. PRINCIPAIS PROPOSTAS: A Revolução Pernambucana de 1817 foi um acontecimento de maior dimensão que a chamada Guerra dos Mascates em 1710-1711, entre Olinda e Recife, desencadeada após a elevação de Recife, centro comercial da província, à categoria de vila, opondo os donos de terras, produtores de açúcar (concentrados em Olinda), aos comerciantes portugueses de Recife, os mascates. A Revolução de 1817 foi fruto do descontentamento com os privilégios concedidos aos portugueses, a dominação política imposta do Rio de Janeiro e os sacrifícios econômicos sofridos pela província. Em março de 1817 os rebeldes tomaram a cidade de Recife e implantaram um governo (brasileiro) provisório de caráter republicano. A revolução se expandiu pelo interior mas foi sufocada pelas forças portuguesas em maio de 1817. COMO TERMINOU: A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário, de caráter emancipacionista e republicano, ou mais certamente autonomista, ocorrido em 1824 no Nordeste do Brasil. Representou a principal reação contra a tendência absolutista e a política centralizadora do governo de D. Pedro I (1822-1831), esboçadas na Carta Outorgada de 1824, a primeira Constituição do país.
respondido por: Joyce2315
1

Resposta:Terminou com a ofensiva militar terrestre e naval das tropas imperiais de Dom Pedro I, comandada pelo brigadeiro Francisco de Lima e Silva e o Lord Cochrane.

As cidades de Recife e Olinda foram reconquistadas pelas tropas imperiais com grande facilidade, seguidamente de invasões à província cearense, que também caiu.

Um dos maiores líderes da Confederação do Equador, Frei Caneca, foi condenado à morte. Como punição pela tentativa de proclamação de independência e separação do Brasil

Explicação:

Perguntas similares