O esquema abaixo representa uma Máquina de Atwood que é formada por dois blocos A e B unidos por um fio ideal que passa por uma polia ideal. Os blocos A e B têm massas, respectivamente, mA = 5 kg e mB = 3 kg. O efeito do ar é desprezível e adota-se para a aceleração da gravidade o valor g = 10 m/s². Determine: a) o módulo da aceleração dos blocos A e B. b) a intensidade da força que traciona o fio que liga os blocos A e B. c) o valor da força de tração no fio que liga à polia ao teto.
Respostas
a) A aceleração dos blocos A e B é de 2,5 m/s²
b) A intensidade da força que traciona o fio que liga os blocos A e B é 37,5 newtons.
c) O valor da tração no fio que liga a polia ao teto é de 80 newtons.
a) Nesse exercício é necessário achar o valor da aceleração dos blocos A e B. Para calcular a aceleração é necessário fazer duas equações do primeiro grau com duas incógnitas, criando as equações temos:
Resolvendo essas equações temos:
b) Para descobrir a intensidade da força que traciona o fio que liga os blocos pode-se aplicar a aceleração achada na letra "a" e substituir em uma das equações achadas na letra "a". Calculando temos:
c) Para achar o valor da tração do fio que liga a polia ao teto é necessário fazer o somatório de forças atuante no sistema. Calculando temos:
Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/24224436