3)
Observe o texto e imagem abaixo:
"Na Revolução Industrial, o trabalho infantil foi empregado em demasia, pois os donos das fábricas buscando maiores lucros empregavam crianças pagando salários baixíssimos. Muitas crianças eram recrutadas nos orfanatos ingleses. (...) As crianças começavam a trabalhar desde os 6 anos e ganhavam, em média, um quinto do que os adultos recebiam. A jornada de trabalho começava as 5 de manhã e poderia ir até as 7 da noite. Acidentes de trabalho era algo comum. Muitas crianças perderam os dedos, as mãos e os braços nas fábricas inglesas."
(Apolinário, Maria Raquel. Projeto Araribá: História/ensino fundamental. São Paulo: Moderna, 2007.)
Crianças trabalhando numa fábrica inglesa no século XIX.
Levando em consideração o contexto exposto acima, considere V para verdadeiro e F para falso:
( ) A Revolução Industrial provocou uma proliferação de edifícios escolares no século XIX.
( ) A partir da Revolução Industrial houve uma forte evasão escolar, já que o destino das crianças eram as fábricas e não mais as escolas.
( ) A sociedade tornava-se mais complexa e era necessário civilizar as pessoas por meio da educação.
( ) O crescimento do número de escolas no século XIX está ligado ao aumento da demanda por mão de obra mais capacitada para operar máquinas cada vez mais complicadas.
A ordem correta é:
Alternativas:
a)
V, F, V, F.
b)
F, V, V, F.
c)
V, V, F, F.
d)
F, F, V, V.
e)
V, F, V, V.
4)
Em 1577, chegou ao Brasil o irmão Francisco Dias, arquiteto que foi o responsável por todas as construções jesuíticas em nosso país. Entre elas, temos Igreja Matriz de Santos, representada na pintura abaixo (de Benedito Calixto). Nela vê-se à esquerda o conjunto arquitetônico dos Jesuítas, sem a torre, e ao centro a antiga Igreja Matriz de Santos.
Sobre as características dos projetos do arquiteto irmão Francisco Dias, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Ele costumava separar a igreja do prédio escolar com o uso de uma cerca, para identificar claramente a separação entre o espaço de oração e o espaço de estudo.
b)
Seus projetos previam a continuidade entre igreja e escola, onde uma torre com sino fazia a ligação entre as duas partes da construção.
c)
Em suas obras arquitetônicas vemos claramente seu desprezo pela educação infantil.
d)
Suas construções jesuíticas eram determinadas pela liberdade e extensão técnicas.
e)
Esteticamente, os projetos representavam os valores do rococó, no contexto da contrarreforma, que podem ser percebidos pelo exterior de caráter aristocrático, rebuscado e elegante.
5)
Abaixo, temos uma fotografia atual do Colégio Culto à Ciência, que pode ser tomado como um exemplo do Estado Republicano.
Sobre as características da escola pós Proclamação da República, assinale o que for correto:
I - Com a Proclamação da República, a construção de escolas passou a simbolizar a nova ordem.
II – A República construiu prédios escolares que denotavam simplicidade, a fim de ligar-se a pobreza e não a riqueza e ostentação da nobreza característica do Império.
III - O Estado republicano construiu edifícios escolares monumentais, que na grande maioria das vezes seguia o estilo neoclássico.
IV - A simetria das formas e racionalidade dos espaços escolares correspondia aos ideais positivistas destes primeiros tempos.
Alternativas:
a)
Somente I e II estão corretas.
b)
Somente III e IV estão corretas.
c)
Somente I, III e IV estão corretas.
d)
Somente II, III e IV estão corretas.
e)
Somente I e III estão corretas.
Respostas
respondido por:
1
Resposta correta
3) E
4) B
5) C
3) E
4) B
5) C
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás