Leia o texto abaixo:
O que é ser gente direita?
Dificilmente alguém será aclamado direito por todos os seres humanos, pois cada um pensa de uma maneira e tem uma concepção formada do que é certo ou errado.
A pessoa ser considerada direita pelos outros é muito relativo; por exemplo: se você roubasse algum bem de valor e desse a seu pai, você poderia ser considerado um bom filho; todavia, perante a sociedade, essa pessoa seria um ladrão.
Gente direita é alguém que diante do seu modo de pensar, da sua maneira de agir, de sua criação, do lugar em que habita, tem na sua consciência que aquilo que está fazendo é certo.
Destaque do texto uma passagem em que a conjunção indique as relações lógico-semânticas de:
a) causa:
b) condição:
c) adição:
d) oposição
Respostas
b. se você roubasse algum bem de valor
c. e tem uma concepção formada
d. todavia perante a sociedade essa pessoa séria um ladrão
As conjunções são palavras que invariáveis que unem duas orações ou termos similares desta. No texto "O que é ser gente direita?" temo alguns exemplos de conjunções, como:
a) Causa: esse tipo de conjunção, como o nome indica, estabelece o efeito de que algo gerou uma ação. Exemplo: "Dificilmente alguém será aclamado direito por todos os seres humanos, pois cada um pensa de uma maneira e tem uma concepção formada do que é certo ou errado".
b) Condição: estas conjunções dão a ideia de que algo só irá acontecer se certa situação necessária for realizada. Exemplo: "se você roubasse algum bem de valor e desse a seu pai, você poderia ser considerado um bom filho"
c) Adição: como o nome já entrega, o termo soma elementos. Exemplo: "Dificilmente alguém será aclamado direito por todos os seres humanos, pois cada um pensa de uma maneira e tem uma concepção formada do que é certo ou errado."
d) Oposição: basicamente expõe uma ideia contrária àquela presente na oração anterior. Exemplo: "todavia, perante a sociedade, essa pessoa seria um ladrão."