no século XV, Portugal e Espanha deram início a expansão marítima européia, da qual resultaram grandes impérios coloniais.
Apresente um motivo de perdem econômica que impulsionou essa expansão.
Justifique, com dois exemplos, o pioneirismo português nessa empresa expansionista.
Respostas
a) Um dos motivos de ordem econômica que impulsionou a expansão marítima foi a busca por metais preciosos para a cunhagem de moedas.
>> Os países europeus enviavam muito ouro e prata para o Oriente para a compra de especiarias e artigos de luxo. E as minas já não produziam tanto quanto antes. Assim, os metais começaram a ficar cada vez mais escassos, forçando esses países a buscar novas jazidas em outros lugares.
b) O pioneirismo português aconteceu porque teve uma centralização política precoce e tinha uma tradição de exploração de riquezas do mar.
>> Portugal foi o primeiro país a formar uma monarquia forte com um estado centralizado, o que estabilizou a política do país. Além disso, Portugal tinha uma posição privilegiada para o comércio marítimo (fica próximo ao mar) e desenvolveu tecnologias para a navegação, através de estudos realizados por cartógrafos, astrônomos, matemáticos e navegadores na Escola de Sagres. Isso fez com que sua economia ficasse mais voltada para a exploração de riquezas além-mar.
a) BUSCA POR METAIS
b)OS METAIS ESTAVAM ACABANDO