Respostas
Na verdade ainda se encontra vestígios de educação tradicional, pois evidentemente não é possível mudar uma educação da noite para o dia. Modernizar métodos, formas, posicionamento, caráter exigem sempre uma postura de transformação, onde há um patamar a seguir, sendo assim ainda encontramos eco da educação tradicional no contexto atual, onde na maioria das vezes descobrimos professores que se acham ser o centro dos saberes e virtude do potencialismo. Agindo dessa forma nunca teremos uma progressão continuada, simplesmente pararíamos no tempo e neutralizavam as formas de educar.
Visto por outra ótica no século atual onde tudo se moderniza inclusive os métodos educacionais, até mesmo a valorização dos professores que ver o mesmo como mediador autêntico ao trabalhar a interdisciplinaridade, sendo assim Freire completa “como professor devo saber que sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprende nem ensina”.
Com isto os métodos disciplinares foram se modificando e possibilitando um aprendizado mais eficaz na incorporação da interdisciplinaridade e meios tecnológicos que faz com que os alunos se tornem mais dinâmicos e curiosos, despertando-se interesse do mesmo. Todavia, percebe-se que é um processo que envolve professor-aluno incorporando em sala de aula um conjunto familiar onde só assim facilita o trabalho do decente tendo a família como ditador em sala de aula.
A educação que espelha nossa realidade é muito carente onde nos deparamos com situações indesejadas, então se sabe que a pedagogia tradicional vive até hoje em pequenas escolas. Comenius pai da pedagogia moderna afirma “ensinar tudo a todos” não importa se é pobre ou rico, preto ou branco, homem ou mulher garantindo assim a educação como um “direito de todos, e dever do estado” assegurar com este compromisso.
ESPERO TER AJUDADO.