Respostas
respondido por:
222
No dia 20 de Novembro comemoramos o "Dia Nacional da Consciência Negra", é uma data para o povo brasileiro lembrar que a luta por uma sociedade igualitária, democrática, unida e livre de preconceitos é necessária para o desenvolvimento da nação. Dia 20 de Novembro não é somente mais uma data no calendário, é uma data que nos lembra a resistência dos negros à escravidão e ao racismo. Foi neste dia que Zumbi, líder e guerreiro do Quilombo dos Palmares, foi capturado e morto, tendo sua cabeça exposta em Recife com a função de intimidar os escravos a seguirem seus passos, onde tornou-se símbolo não só da resistência negra no Brasil, mas da luta pela liberdade humana. O racismo ainda é a forma mais clara de discriminação no Brasil, onde manifestam-se de forma camuflada e subliminar, pois pouco se discute sobre o assunto. A imagem do negro na televisão, nos livros, nas universidades e nos trabalhos ainda é inferior perante o branco. Os negros nas novelas é um exemplo de racismo, onde estão sempre abaixo dos personagens brancos. No Brasil o racismo é considerado crime, onde o sujeito pode até pegar pena de reclusão. Mas, acima de tudo, é dever da sociedade brasileira se conscientizar de que a cor da pele não interfere na capacidade e nem no caráter do indivíduo.
respondido por:
78
O dia da Consciência Negra é uma data comemorada apenas no Brasil no dia 20 de novembro e que possui como objetivar relembrar os feitos de Zumbi dos Palmares, exaltar os atuais líderes negros e lembrar a importância da luta contra o racismo.
No dia 20 de novembro de 1695 ocorreu o assassinato de Zumbi, alagoano líder do Quilombo dos Palmares e líder da resistência negra contra a escravidão. Neste dia, a sociedade é convidada uma vez mais a pensar sobre o papel do negro, seus direitos e o racismo existente ainda hoje, mesmo após 131 anos da abolição da escravatura.
Leia mais sobre os quilombos em:
brainly.com.br/tarefa/535409
Anexos:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás