• Matéria: Filosofia
  • Autor: Geovanah825
  • Perguntado 8 anos atrás

Conclusão Da patristica e escolástica

Respostas

respondido por: vitoriapimentel2
41
Filosofia Patrística (século I ao VII): a filosofia desenvolvida nessa época teve como objetivo consolidar o papel da igreja e propagar os ideais do cristianismo. Baseadas nas Epístolas de São Paulo e o Evangelho de São João, a escola patrística advogou a favor da igreja e propagou diversos conceitos cristãos como o pecado original, a criação do mundo por Deus, ressureição de juízo final.

Filosofia da Escolástica (séc. IX ao séc. XV): nesse período ocorreu uma retomada de muitos princípios filosóficos gregos. A grande preocupação da igreja era aliar a razão e a ciência aos ideais da igreja católica. Nesse contexto, surgiu a teologia que foi uma ciência que buscava explicar racionalmente a existência de Deus, da alma, do céu e inferno e as relações entre homem, razão e fé.

respondido por: tamyresdejesus
9

A patrística e a escolástica foram dois grandes grupos da Filosofia da Idade Média.

A filosofia medieval patrística durou do século I ao VII e tinha uma reflexão voltada a defesa da Igreja e dos ideais cristãos, de forma que a filosofia cristã era exposta de forma a apresentar o que padres e bispos consideravam a solução para todos as questões humanas. Discursos sobre o pecado, a salvação e a condenação dos pagãos era bastante presente.

Já a filosofia medieval escolástica durou do século IX ao século XV e constituiu o berço da teologia, uma vez que neste período pensadores tentaram responder as grandes questões de forma racional por meio de uma aliança entre a fé e a razão. São Tomás de Aquino (imagem) é o filósofo mais conhecido desta época.

Leia mais os grandes períodos da filosofia medieval em:

brainly.com.br/tarefa/111627

Anexos:
Perguntas similares