Os Lusíadas - Inês de Castro (Canto III)
1- O episódio de Inês Castro é considerado por muitos estudiosos como momento de maior lirismo de Os Lusíadas. Selecione duas passagens das três primeiras estrofes aqui reproduzidas em que se podem observar elementos próprios da poesia lírico-amorosa.
2- Em certo momento desse episódio, Inês de Castro dirige-se ao rei e lhe pede que poupe sua vida.
A) Que argumento ela usa?
B) Por que o rei não atende ao pedido de Inês de Castro?
3- A poesia, segundo Aristóteles, fala não do que ocorreu, mas do que poderia ter acontecido. Releia o boxe Repertório na página anterior e aponte as diferenças entre os fatos históricos e esse episódio de "Os Lusíadas". Dirija sua atenção para os seguintes pontos:
A) A causa da execução de Inês, na história e no poema;
B) Quem contribuiu para o rei tomar a decisão de executar Inês, na história e no poema.
4- Aristóteles afirma que a poesia possui um caráter mais elevado que a História. Em sua opinião, essa afirmação pode ser aplicada ao poema sobre Inês de Castro? Por quê?
Quem responder todas certas ganhará o máximo de estrelas, um obrigado e uma Melhor Resposta!. Isso tudo é para Segunda-Feira. POR FAVOR ME AJUDEM!!
Respostas
respondido por:
61
1-)
"Passada esta tão próspera vitória,
Tornado Afonso à Lusitana Terra, "
A se lograr da paz com tanta glória
Quanta soube ganhar na dura guerra," (conta os feitos épicos do Rei D.Pedro I )-/-/-/2-) INEZ DE CASTRO pede ao Rei que não mate seus filhos pequenos ,que eram seus netos ,e a mande para um EXILIO bem longe , onde possa criar seus filhos --> "Até mesmos feras, crueis de nascença e as aves de rapina já demonstraram piedade com as criancas pequenas . O senhor deveria compadecer-se destas criancinhas, seus netos....."2-B) devido à conviniencias políticas ,ele a condenou a morte , pois ela era amante de seu filho D . Pedro I , e quando ele ficou viúvo ,o Rei ,teme que ,ele coloque no trono um de seus filhos bastardos , e não o príncipe seu neto de direito .-/-/-/-3-) A )a causa da execução foi para evitar que D. Pedro agora viúvo casasse com INÊS ; no poema os verdugos que defendiam a execução , (mais o povo movido por falsas razões ,)sacaram as espadas e degolaram INÊS .-//-/-/-3-B- o povo, os ministros todos queriam a execução -/-/4-)o poema Inês de Castro é um episódio LIRICO - amoroso que simbolista a força do amor , ela foi rainha mesmo depois de morta .
Piomaran:
Muito obrigado!! Eu estava necessitando das respostas!! :D
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás