Respostas
respondido por:
6
Áspera ou lisa, acolhedora ou espinhosa, a textura é a característica das superfícies que alude ao sentido do tato.
A textura é a pele da comunicação visual, sendo a qualidade determinante da sensualidade das superfícies. É também uma determinante para definir o material de que são feitas as figuras presentes.
Um piso de mármore, uma coluna de cedro, um tecido de veludo azul, anéis de ouro reluzente, a pele cálida e relaxada depois do amor, todos são representados através de suas texturas.
Na pintura, foi depois da invenção da tinta à base de óleo de linhaça que as texturas tornaram-se um personagem à parte nas obras de arte.
Artistas como Jan van Eyck (falecido em 1441) elevaram a representação de materiais a níveis até então desconhecidos. Dado o seu processo lento de secagem, a tinta à óleo presta-se ao meticuloso trabalho de pincel necessário à representação dos materiais.
Quando se fala de textura em comunicação visual, temos de ter em mente que os próprios materiais dos quais são feitas as comunicações visuais produzem ou têm textura.
Uma pintura, por exemplo, pode ser realizada sobre um tecido áspero como a juta, ou liso como a seda. Assim, também, os pincéis produzem textura. Um pincel de pelo de marta produz uma pincelada suave e lisa, quase sem textura. Já um pincel de pelo de porco produz um fluxo áspero e irregular.
Em segundo lugar, há, na comunicação visual, a representação de texturas reais. Esse é o seu uso mais conhecido. Como visto anteriormente, na pintura de Van Eyck, os artistas retratam materiais como a madeira ou o tecido, a pedra ou o metal, sempre através da representação de suas texturas. Além destas texturas, há também as texturas orgânicas, tanto as dos animais quanto as dos vegetais.
Em terceiro lugar, há as texturas imaginativas, produzidas sem contrapartida no mundo real. Estas podem ser texturas geométricas e regulares, ou, ainda, texturas fantasiosas com formas livres, que podem mesclar aspectos variados de texturas reais.
A textura é a pele da comunicação visual, sendo a qualidade determinante da sensualidade das superfícies. É também uma determinante para definir o material de que são feitas as figuras presentes.
Um piso de mármore, uma coluna de cedro, um tecido de veludo azul, anéis de ouro reluzente, a pele cálida e relaxada depois do amor, todos são representados através de suas texturas.
Na pintura, foi depois da invenção da tinta à base de óleo de linhaça que as texturas tornaram-se um personagem à parte nas obras de arte.
Artistas como Jan van Eyck (falecido em 1441) elevaram a representação de materiais a níveis até então desconhecidos. Dado o seu processo lento de secagem, a tinta à óleo presta-se ao meticuloso trabalho de pincel necessário à representação dos materiais.
Quando se fala de textura em comunicação visual, temos de ter em mente que os próprios materiais dos quais são feitas as comunicações visuais produzem ou têm textura.
Uma pintura, por exemplo, pode ser realizada sobre um tecido áspero como a juta, ou liso como a seda. Assim, também, os pincéis produzem textura. Um pincel de pelo de marta produz uma pincelada suave e lisa, quase sem textura. Já um pincel de pelo de porco produz um fluxo áspero e irregular.
Em segundo lugar, há, na comunicação visual, a representação de texturas reais. Esse é o seu uso mais conhecido. Como visto anteriormente, na pintura de Van Eyck, os artistas retratam materiais como a madeira ou o tecido, a pedra ou o metal, sempre através da representação de suas texturas. Além destas texturas, há também as texturas orgânicas, tanto as dos animais quanto as dos vegetais.
Em terceiro lugar, há as texturas imaginativas, produzidas sem contrapartida no mundo real. Estas podem ser texturas geométricas e regulares, ou, ainda, texturas fantasiosas com formas livres, que podem mesclar aspectos variados de texturas reais.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás