• Matéria: Química
  • Autor: Burra666
  • Perguntado 8 anos atrás

resumo pequeno sobre o processo quimico da borracha

Respostas

respondido por: Bruh0241
1
A borracha é um polímero natural que é obtido da seiva de vários vegetais, sendo que as árvores da seringueira (Hevea brasiliensis) são as principais. Cada árvore dessa produz cerca de 30 g de látex todos os dias, que é um líquido branco de aspecto leitoso que pode ser extraído do caule por meio de uma incisão ou ranhuras.
O látex que escorre é então coletado em pequenas tigelas.. A borracha é um polímero de adição formado pelos monômeros do metilbut-1,3-dieno, mais conhecido como isopreno. Com a autopolimerização por adição 1,4 de alcadienos conjugados, forma-se o poli-isopreno, que é a borracha:
O látex da seringueira contém cerca de 35% de poli-isopreno. Além disso, cerca de 30% dos elastômeros consumidos no mundo são da borracha natural dessa árvore.. Depois de coletado, o látex recebe adição de amônia, NH3, com a finalidade de conservá-lo por mais tempo. O próximo passo é realizar a coagulação da borracha, isto é, a sua separação do líquido, adicionando-se vários ácidos ou sais ao látex. A borracha, dessa forma, é uma massa branca, pastosa, que é moída e processada com a finalidade de remover contaminantes e para secar. No entanto, ela possui vários inconvenientes para a sua utilização pela indústria, entre eles, o fato de ser pouco resistente a variações na temperatura; em dias frios, ela fica dura e quebradiça; e em dias quentes, ela fica mole e pegajosa.
Perguntas similares