Nas zonas urbanas das grandes cidades, cada habitante produz cerca de 1kg de lixo diariamente. A maior parte desse material acaba sendo depositada em lixões ou aterros sanitários. Sobre esses dois métodos de destinação do lixo, pode-se dizer que
A) os lixões são mais indicados que os aterros apenas quando localizados fora do perímetro urbano e quando houver controle sobre o acesso de pessoas.
B) lixões e aterros apresentam o inconveniente de inviabilizar a coleta seletiva do lixo e a reciclagem de material.
C) os aterros apresentam a vantagem de minimizar o risco de transmissão de doenças, mas são desvantajosos porque não impedem a contaminação do solo e das águas subterrâneas.
D) os lixões mantêm o lixo exposto a céu aberto, atraindo animais e provocando mau cheiro. Quando cobertos com lona ou mantidos sob galpão, são denominados aterros sanitários.
E) os aterros, assim como os lixões, produzem gás metano e chorume, mas nos aterros há controle sobre a produção e drenagem desses produtos, de modo a não contaminar o solo e a atmosfera.
Respostas
respondido por:
25
A letra E. Ela própria se explica. Nos lixões, o lixo está exposto, a céu aberto, sem qualquer tipo de controle. É uma bomba relógio.
respondido por:
20
Letra E. Os aterros possuem um sistema de captação do chorume, que evita que este contamine o solo, conduzindo-os para o tratamento.
Perguntas similares
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás