• Matéria: Contabilidade
  • Autor: angelabatista78
  • Perguntado 9 anos atrás

A definição a seguir foi extraída da Biblioteca Temática do Empreendedor, do SEBRAE.
“Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação. Seguindo este raciocínio, a professora Maria Inês Felippe defende a ideia de que o empreendedor, em geral, é motivado pela autorrealização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Considera irresistíveis os novos empreendimentos e propõe sempre ideias criativas, seguidas de ação. A autoavaliação, a autocrítica e o controle do comportamento são características do empreendedor que busca o autodesenvolvimento. Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir imaginação, determinação, habilidade de organizar, liderar pessoas e de conhecer tecnicamente etapas e processos. Na verdade, ninguém nasce empreendedor. O contato com família, escola, amigos, trabalho, sociedade vai favorecendo o desenvolvimento de alguns talentos e características de personalidade e bloqueando ou enfraquecendo outros. Isso acontece ao longo da vida, muitas vezes ao acaso, pelas diversas circunstâncias enfrentadas.”
(Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2016.)
Avalie as afirmações a seguir e escolha a alternativa correta.
I - Empreendedorismo é um dom e suas habilidades não podem ser desenvolvidas, pois são naturais.
II - O empreendedor só é considerado como tal depois de um ano da sua empresa no mercado.
III - Não há fórmula mágica para o sucesso. Uma boa ideia e muito comprometimento, foco e persistência podem se transformar em um bom negócio.
IV - Sem investimento inicial alto não é possível empreender.
Escolha uma:

Respostas

respondido por: Anônimo
8
Meu amigo Vamos lá!

A II está errada. Analisando o texto esta alternativa está totalmente errada. Não está explícito no texto, em que uma pessoa só é considerada empreendedora se tiver um ano no mercado de trabalho. 

A IV também está errada. Ela pode (há) ter um pouco de lógica, mas não tem haver. Empreendedor no texto é aquele que produz ideias e não aquele que está sem algum investimento. Sabemos que, sem investimento é duro de possuir as coisas, porém, não impede que um indivíduo não tenha a condição de criar novos negócios.

A I está errada também. Na metade do texto, a autora fala que: "...ninguém nasce empreendedor". Como é, que, empreendedorismo é um dom? Se empreendedor fosse dom, o cidadão nasceria com isso.

A resposta mais conveniente é a III. De acordo com o texto: "Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir imaginação, determinação, habilidade de organizar, liderar pessoas e de conhecer tecnicamente etapas e processos".
Perguntas similares