• Matéria: ENEM
  • Autor: jenn3emar8ai
  • Perguntado 9 anos atrás

O ciclo cardíaco de bombeamento do sangue depende do bom funcionamento das válvulas cardíacas, que são as responsáveis em direcionar o fluxo sanguíneo. A válvula localizada na aorta tem como objetivo impedir o refluxo do sangue para a câmara ventricular esquerda, quando este entra em diástole (relaxamento), permitindo que o sangue seja direcionado para circulação sistêmica, atendendo as necessidades do corpo, inclusive cerebrais. Em situações em que a válvula falha e ocorre retorno do sangue para o ventrículo esquerdo, o volume de sangue que chega ao sistema nervoso é reduzido, consequentemente ocorre um comando para que o coração trabalhe mais (aumente a frequência e a força de contração). A consequência na massa muscular ventricular será/serão: Escolha uma: a. Atrofia b. Hipertrofia e Hiperplasia c. Hipertrofia d. Hiperplasia e. Metaplasia

Respostas

respondido por: JulianaGrigo21
34
A letra C, pois ocorrerá um aumento no tamanho das células, resultando em um aumento do tamanho do órgão.
respondido por: vchinchilla22
0

Com referência ao ciclo cardíaco, na massa muscular ventricular será:

c. Hipertrofia

Ciclo cardíaco

O ciclo cardíaco é um processo ordenado de movimentos cardíacos que se repete a cada batimento cardíaco. Tem duas fases: diástole, na qual os ventrículos se enchem, e sístole, durante a qual eles se contraem e empurram o sangue para os vasos sanguíneos.

A frequência cardíaca é de 60 a 80 ciclos/segundo. Em cada ciclo (1 segundo ou menos, em condições normais), portanto, originam-se dois tempos de ação bem diferenciados: um de contração do músculo cardíaco e um de esvaziamento ventricular denominado sístole. O próximo é o relaxamento do músculo cardíaco e o enchimento ventricular chamado diástole.

Saiba mais sobre A frequência cardíaca em: https://brainly.com.br/tarefa/40817400

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares