GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

A Gestão do Conhecimento, do inglês KM - Knowledge Management, é uma disciplina que tem suscitado cada vez mais atenção nas últimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância.



Através da discussão precedente foi possível constatar a importância das mudanças ambientais como estímulo fundamental à aprendizagem. Argumenta-se que quanto maiores as incertezas do ambiente, maior a necessidade da aprendizagem. Contudo, as abordagens que tratam a adaptação como uma decorrência primária e central das pressões ambientais sofrem da tendência reducionista do behaviorismo. As condições de possibilidade ao aprendizado não se dão somente pela influência dos estímulos ambientais externos.

Após realizarem um a pesquisa em várias organizações, Davenport e Prusak (2002) identificaram alguns fatores comuns aos projetos que obtiveram êxito.

Assinale a alternativa correta que indica quais foram os projetos que obtiveram êxito segundo Davenport e Prusak (2002).
A A aprendizagem em rede; A organização como um conjunto de componentes cujas transformação e interações não cessam; A dinâmica espontânea de padrões de ordem e de caos dentro de um sistema e/ou ás interações do mesmo com o seu ambiente; A capacidade, em certa medida, de dar-se os meios estruturais e funcionais para realizar seus fins num ambiente de mudanças e supõe certa compensação (inovações criatividade; saltos qualitativos de emergências de novas situações); A consciência de que aprender é um processo continuo de construção de identidade e de interação com o ambiente.
B x B Representação simbólica do conhecimento tácito através de modelos, conceitos, hipóteses etc., construídos por meio de metáforas/analogias ou dedução/indução,
fazendo uso de toda a riqueza da linguagem figurada para tentar externalizar a maior fração possível do conhecimento tácito; Descrição de parte do conhecimento tácito, por meio de planilhas, textos, imagens, figuras, regras (por exemplo, nos sistemas especialistas), scripts, design history etc.; Relatos orais e filmes (gravação de relatos orais e imagens de ocorrências/ações).
C Cultura orientada para o conhecimento; Infraestrutura técnica e organizacional; Apoio da alta gerência; Vinculação ao fator econômico ou setorial; Alguma orientação para processos; Clareza de visão e de linguagem; Elementos motivadores não triviais; Múltiplos canais para a transformação do conhecimento; e Construindo um alicerce do conhecimento.
D Agrupamento do conhecimento (classificação e sumarização); Processamento de diferentes conhecimentos explícitos; Teoria de Garvin; Teoria de Sveiby; Teoria de Senge; Teoria de Stewart; Teoria de Kolb.

Respostas

respondido por: ehpinha
55
Alternativa C
Cultura orientada para o conhecimento; infraestrutura técnica e organizacional; apoio da alta gerência; vinculação ao fator econômico ou setorial; alguma orientação para processos; clareza de visão e de linguagem; elementos motivadores não triviais; múltiplos canais para a transformação do conhecimento e construindo um alicerce do conhecimento.
Livro: Gestão da inovação e do conhecimento, páginas 129 à 131

ricardobrignoni: Letra C
Marcelosjc: LETRA c
cristianoliima: correto letra c
Rcm2020: correto alternativa C
respondido por: silviamara28
1

Resposta: Correta letra C

Explicação: Cultura orientada para o conhecimento; Infraestrutura técnica e organizacional; Apoio da alta gerência; Vinculação ao fator econômico ou setorial; Alguma orientação para processos; Clareza de visão e de linguagem; Elementos motivadores não triviais; Múltiplos canais para a transformação do conhecimento; e Construindo um alicerce do conhecimento.

Perguntas similares