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Com sua ética baseada no trabalho e na legitimação do lucro, o calvinismo ganhou adeptos em vários lugares da Europa.
Para fazer juz a salvação, as pessoas tinham de levar uma vida frugal, sem luxo e sem dissipações; deveriam trabalhar, guardar dinheiro e investir suas economias na criação de novas oportunidades de trabalho.
Segundo esta concepção, o trabalho e o espírito de poupança deveriam ser cultivados como valores centrais. Em virtude dessa visão, o calvinismo encontrou AMPLA ACEITAÇÃO DA BURGUESIA, que via nele uma justificação moral e religiosa para sua riqueza. A própria cobrança de juros sobre empréstimos (usura), condenada pela Igreja Católica, era consentida pelos calvinistas.
Para fazer juz a salvação, as pessoas tinham de levar uma vida frugal, sem luxo e sem dissipações; deveriam trabalhar, guardar dinheiro e investir suas economias na criação de novas oportunidades de trabalho.
Segundo esta concepção, o trabalho e o espírito de poupança deveriam ser cultivados como valores centrais. Em virtude dessa visão, o calvinismo encontrou AMPLA ACEITAÇÃO DA BURGUESIA, que via nele uma justificação moral e religiosa para sua riqueza. A própria cobrança de juros sobre empréstimos (usura), condenada pela Igreja Católica, era consentida pelos calvinistas.
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