• Matéria: Português
  • Autor: Bevicht
  • Perguntado 9 anos atrás

Outra noite, uma noite de inverno, na qual os saveiros não se aventuraram no mar, noite da cólera de Yemanjá e Xangô, quando os relâmpagos eram o único brilho no céu carregado de nuvens negras e pesadas, Pedro Bala, o Sem- Pernas e João Grande foram levar a mãe-de-Santo, Don’Aninha, até sua casa distante. Ela viera ao trapiche pela tarde, precisava de um favor deles, e enquanto explicava, a noite caiu espantosa e terrível. – Ogum está zangado... – explicou a mãe-de-Santo Don’Aninha. Fora este assunto que a trouxera ali. Numa batida num candomblé que se bem não fosse o seu, porque nenhum polícia se aventurava a dar batida no candomblé de Aninha, estava sob a sua proteção, a polícia tinha carregado com Ogum, que repousava no seu altar. (...) Por isso, por estar Ogum numa sala de detidos na polícia, Xangô descarrega os raios nessa noite. Por último Don’Aninha veio aonde estavam os Capitães da Areia, seus amigos de há muito, porque são amigos da grande mãe-de-santo todos os negros e todos os pobres da Bahia. Para cada um ela tem uma palavra amiga e materna. Cura doenças, junta amantes, seus feitiços matam homens ruins. Explicou que tinha acontecido a Pedro Bala. O chefe dos Capitães da Areia ia pouco aos candomblés, como pouco ouvia as lições do padre José Pedro. Mas era amigo tanto do padre como da Mãe-de-santo, e entre os Capitães da Areia quando se é amigo se serve ao amigo.

PERGUNTA: No trecho são perceptíveis algumas das principais características - quanto á temática e ao estilo – da obra de Jorge Amado. Aponte uma dessas características e explique-a com suas palavras (não copie trechos)

Respostas

respondido por: Liziamarcia
0
Capitães de Areia pertence a 2ª fase do modernismo ----estilo =* linguagem coloquial ,típico dos meninos de rua .* normalmente usam a 2ª e 3ª pessoa misturadas nas frases -*as frases são em linguagem coloquial,e as frases possuem estrutura de sintaxe curtas .-*o narrador é onisciente e o seu discurso é indireto -caracteristicas do modernismo encontradas no livro ---* faz uma crítica social e política dos reformatórios ; dos meninos de rua,a infância marginalizada .-*narra o descaso social .*fala da religiões afro-brasileiras --*jorge era partidário do comunismo e ele coloca este tema na obra ,onde tudo era partilhado, os meninos tiravam dos ricos e davam para os pobres .*
Perguntas similares