• Matéria: História
  • Autor: amanditaribeiro
  • Perguntado 9 anos atrás

Sobre a economia açucareira que se estruturou no Nordeste brasileiro no período colonial é possível afirmar, EXCETO.

a) Além da existência de terras adequadas ao plantio, um dos fatores que contribuiu para a opção pela produção de açúcar como a principal atividade econômica da América portuguesa entre os séculos XVI e XVII foi a experiência anterior adquirida pelos portugueses nas Ilhas do Atlântico.

b) A economia açucareira exigia a montagem de um engenho, que incluía as áreas de plantação da cana, as instalações onde se produzia o açúcar, as residências dos proprietários (casa grande) e dos escravos (senzalas), e eventualmente a capela.

c) As extensas propriedades onde se esguiam os engenhos eram obtidas pelos colonos através das cartas de sesmarias, distribuídas pelos capitães donatários e governadores-gerais em nome do Rei português.

d) A montagem do engenho para produção do açúcar exigia baixo investimento de capital o que permita que a atividade fosse acessível a um grande contingente de colonos.

e) A principal força de trabalho utilizada nas propriedades produtoras de açúcar era a mão de obra escrava de origem africana.

Respostas

respondido por: laisramossilva
1
 Ao contrário do que muitos chegam a imaginar, os engenhos não estavam disponíveis em toda e qualquer propriedade que plantava cana-de-açúcar.  Na maioria das vezes, esses plantadores de cana utilizavam o engenho de outra propriedade mediante algum tipo de compensação material.
Perguntas similares