• Matéria: História
  • Autor: thaylakaike
  • Perguntado 9 anos atrás

Em 1929, a bolsa de valores de nova york quebrou. As acoes se desvalorizaram drasticamente ; os estoques de cereais se acumularam ; os preços dos produtos baixaram. Fazendeiros faliram. As grandes industrias diminuiram fortemente a producao; as medias e pequenas fecharam. Grandes massas de trabalhadores ficaram desempregadas. O estado, essencialmente liberal, nao intervinha na producao e o mercado sozinho nao controlava a crise. Para controlar a crise, Franklin Delano Roosevelt, democrata eleito presidente em 1932, lancou um programa de reconstrucao nacional, o New Deal, cuja meta era promover reformas profundas na sociedade norte -americano. Baseando-se no texto, responda: Qual a diferenca entre o liberalismo economico classico e o New Deal?

Respostas

respondido por: GrazyelleT
317
 A principal diferença entre o New Deal e o Liberalismo Econômico é o papel que o Estado desempenha em cada um. O New Deal foi desenvolvido pelo Estado, estando 100% subjugado a ele e no Liberalismo Econômico há intervenção mínima do Estado, ou seja, a economia se auto regula pela "lei da oferta e da procura". O Estado apenas interfere em situações em que a economia realmente será afetada de maneira desastrosa e negativa.
respondido por: EduardoPLopes
10

A diferença é que o liberalismo econômico clássico defendia a hipótese de que a economia seria tão mais eficiente quanto menos nela interviesse o Estado e o New Deal defendia que o Estado teria um papel estratégico específico neste processo.

Podemos ver o New Deal, que tomava por base as ideias de John Maynard Keynes, como uma espécie de "revisão" do modelo capitalista dentro das fronteiras dos Estados Unidos. Dentro deste sistema continuaria a existir mercados livres e propriedade privada dos meios de produção, mas caberia ao Estado garantir o pleno emprego, a justa competição e os direitos trabalhistas.

mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/90724

Anexos:
Perguntas similares